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Título : Atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no 7º e 9º ano do ensino fundamental: propostas e desafios
metadata.dc.creator: SILVA, Lucas Oliveira da
Palabras clave : Língua portuguesa;Ensino de língua;Educação básica;ADIs
Fecha de publicación : 10-oct-2024
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SILVA, Lucas Oliveira da. Atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no 7º e 9º ano do ensino fundamental: propostas e desafios. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2408
Resumen : This work aims to study how Portuguese language teaching takes place in 7th and 9th grade classes of Elementary School in a public school in the city of Santarém - PA. As a research problem, I present the following question: in what way do Integrated Didactic Activities (ADIs) involving reading, speaking, writing and linguistic reflection impact the linguistic-discursive development of 7th and 9th grade students of Elementary School, in a public school in Santarém - PA, and how do they influence the critical formation of these students as active subjects in their social practices? Assuming that such activities are part of the fundamental core of Portuguese language teaching, I use as theoretical support the studies of Marcuschi (2007, 2008), Moura (2017, 2019, 2023), Kleiman (2012) and Bazerman (2020), for whom language teaching should not be based solely on a set of grammatical rules, but based on reflection on how the language works in practice, considering its history, situationality, diversity and social context. Based on qualitative research, I use as a corpus to be analyzed a compilation of experience reports from undergraduate students of the Bachelor's Degree in Literature at the Federal University of Western Pará - UFOPA, who participated as residents of the Pedagogical Residency Program from 2020 to 2022, developing observation and teaching activities of the Portuguese language in 7th and 9th grade classes of Elementary School, under the supervision of the preceptor teacher and faculty advisors of the Program. The results of this study indicated that teaching the Portuguese language based on Integrated Didactic Activities (ADIs), which are the integration of reading, speaking, writing and linguistic reflection, has contributed to the advancement of students' linguistic-discursive capacity, as well as in changing the students' perspective on how they position themselves in the social situations in which they are inserted, making them active subjects and agents of their own discourses.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar como se dá o ensino de língua portuguesa nas turmas de 7º e 9ºano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Município de Santarém – PA. Como problema de pesquisa, apresento o seguinte questionamento: de que maneira as Atividades Didáticas Integradas (ADIs) envolvendo leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística impactam o desenvolvimento linguístico-discursivo dos alunos de 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Santarém- PA, e como influenciam a formação crítica desses discentes como sujeitos ativos em suas práticas sociais? Partindo do pressuposto que tais atividades integram o núcleo fundamental para o ensino de língua portuguesa, tomo como suporte teórico os estudos de Marcuschi (2007, 2008), Moura (2017, 2019, 2023), Kleiman (2012) e Bazerman (2020), para os quais o ensino de língua não deve ser pautado apenas sob um conjunto de regras gramaticais, mas a partir da reflexão sobre como a língua funciona na prática, considerando sua história, situacionalidade, diversidade e contexto social. A partir da pesquisa qualitativa utilizo como corpus a ser analisado, um compilado de relatos de experiência de graduandos do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, que participaram como residentes do Programa Residência Pedagógica de 2020 a 2022, desenvolvendo atividades de observação e ensino de língua portuguesa em turmas de 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, sob a supervisão da professora preceptora e docentes orientadores do Programa. Os resultados deste estudo apontaram que o ensino de língua portuguesa a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) que são a integração entre leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística tem contribuído para o avanço da capacidade linguístico-discursiva dos alunos, assim como na mudança de perspectiva dos discentes sobre como se colocam diante das situações sociais onde estão inseridos, tornando-os sujeitos ativos e agentes de seus próprios discursos.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2408
Aparece en las colecciones: ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês

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