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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2410
Título: | O racismo como elemento estético na obra “Nós matamos o cão tinhoso” de Luís Bernardo Honwana |
metadata.dc.creator: | TEIXEIRA, Hector Pinheiro |
Palavras-chave: | Racismo;Redução Estrutural;Luís Bernardo Honwana |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | TEIXEIRA, Hector Pinheiro. O racismo como elemento estético na obra “Nós matamos o cão tinhoso” de Luís Bernardo Honwana. Orientador: Luiz Fernando de França. 2024. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2410 |
Abstract: | This paper aims to analyze how racism is presented as an aesthetic element in the work Nós Matamos o Cão Tinhoso by Mozambican writer Luís Bernardo Honwana, using Antonio Candido's critical methodology. Drawing from Candido’s approach, which suggests a fusion between text and context, this research examines how racism is structured within the narrative, not just as a theme but as a formal component that organizes the work. To contextualize this analysis, the contributions of authors such as José Craveirinha, João Dias, and Noemia de Sousa are discussed, as their works helped lay the groundwork for the emergence of Mozambican literature focused on the denunciation of racial and colonial oppression. This study demonstrates that racism, rather than merely reflecting reality, acts as an aesthetic force shaping Honwana’s formal choices, embedding itself deeply in the literary structure of the work. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar como o racismo é apresentado como um elemento estético na obra Nós Matamos o Cão Tinhoso, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, à luz da metodologia crítica de Antonio Candido. Partindo da perspectiva de Candido, que propõe uma fusão entre texto e contexto, esta pesquisa observa como o racismo se estrutura dentro da narrativa, não apenas como um tema, mas como um componente formal que organiza a obra. Para contextualizar essa análise, são abordadas as contribuições de autores como José Craveirinha, João Dias e Noemia de Sousa, que, com suas obras, prepararam o cenário para o surgimento de uma literatura moçambicana voltada para a denúncia das opressões raciais e coloniais. Este estudo mostra como o racismo, em vez de ser apenas um reflexo da realidade, atua como uma força estética que molda as escolhas formais de Honwana, inserindo-se profundamente na estrutura literária da obra. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2410 |
Aparece nas coleções: | ICED - TCC - Licenciatura em Letras — Português e Inglês |
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