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Título: Lesson Study na Formação Inicial de Professores: uma experiência com licenciandos de letras-inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Kátia Lais Schwade de Jesus
Palavras-chave: Formação de Professores;Lesson Study;Estágio supervisionado;Aprendizagem profissional;Língua inglesa
Data do documento: 27-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Kátia Lais Schwade de Jesus. Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de letras-inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Nilton Varela Hitotuzi. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/243. Acesso em:.
Abstract: This study addresses the use of the Japanese practice Lesson Study in initial teacher education. It is linked to the Teacher Professional Development through Lesson Study line of the Research Group Center for Research in Applied Linguistics and EFL Teacher Education (Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira - Celepi) of the Federal University of Western Pará (Ufopa). The research aimed at investigating Lesson Study's potential of contribution to the professional learning of a group of English teachers in initial education who experienced the tool during their practicum. The theoretical basis of the study was Lesson Study - which has become more and more, in the words of Dudley (2015), the model of learning of the profession for the present – and the concepts Reflective Practice (SCHÖN 1983, 2000; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; PERRENOUD, 2002); Communities of Practice (WENGER, 1998); Pedagogical Content Knowledge (SHULMAN, 1986) and Professional Capital (FULLAN; HARGREAVES, 2012). Guided by a qualitative approach (MINAYO, 2011), we adopted as a research strategy the case study (YIN, 2001), which occurred in two stages: a bibliographic study and empirical research. The participants of the research were four student-teachers from Ufopa Language Arts course and the English teacher of the class belonging to a state public school in the municipality of Santarém-PA, where the student-teachers intervened for a period of five months. We used the participant observation, field notes of the principal researcher, audio and vídeo recordings and semi-structured interviews to collect the data. In the analysis of the data, we adopted the thematic analysis proposed by Guest, Macqueen and Namey (2011). The results pointed out difficulties in the experience of the essential aspects of Lesson Study. We also observed, in the perceptions analyzed regarding the tool, the recognition of the value Lesson Study can add to the professional learning experienced in the initial teacher education course and the manifestation and concepts worldwide recommended for the teacher education. We concluded that the reflection and action movement provided by Lesson Study might contribute significantly to the initial teacher education.
Resumo: Este estudo aborda o uso da prática japonesa Lesson Study na formação inicial de professores. Ele está vinculado à linha Teacher Professional Development through Lesson Study do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (Celepi) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A pesquisa teve como objetivo geral investigar o potencial de contribuição da Lesson Study para a aprendizagem profissional de um grupo de professores de Inglês em formação inicial quando vivenciada durante seu estágio curricular supervisionado de regência. A base teórica do estudo constituiu-se pela Lesson Study – que tem se tornado cada vez mais, nas palavras de Dudley (2015), o modelo de aprendizagem da profissão para os dias atuais – e os conceitos de Prática Reflexiva (SCHÖN, 1983, 2000; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; PERRENOUD, 2002); Comunidades de Prática (WENGER, 1998); Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (SHULMAN, 1986) e Capital profissional (FULLAN; HARGREAVES, 2012). Para o desenvolvimento da pesquisa, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2011), adotamos o estudo de caso (YIN, 2001), que ocorreu em duas etapas: estudo bibliográfico e pesquisa empírica. Os participantes do estudo foram quatro acadêmicos do curso de Letras-Inglês da Ufopa e a professora de Inglês titular da turma, pertencente a uma escola pública estadual do município de Santarém-PA, na qual os licenciandos intervieram por um período de cinco meses. Para a recolha dos dados, utilizamos a observação participante, as notas de campo da pesquisadora principal, gravações em áudio e vídeo e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados empregamos a análise temática proposta por Guest, Macqueen e Namey (2011). Os resultados apontaram dificuldades na vivência dos aspectos essenciais da Lesson Study. Observamos, ainda, nas percepções analisadas com relação à ferramenta, o reconhecimento do valor que ela pode agregar à experiência de aprendizagem profissional vivenciada no curso de licenciatura e a manifestação de conceitos mundialmente preconizados para a formação docente. Concluímos que o movimento de reflexão e ação proporcionado pela Lesson Study pode colaborar significativamente com a formação inicial de professores.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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