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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2562
Título: | "A caligrafia de Deus": as formas de subalternidade que permeiam o conto de Márcio Souza |
metadata.dc.creator: | SOUZA, Ananda Maisa Coelho de |
Palavras-chave: | Subalternidade;A caligrafia de Deus;Márcio Souza;Colonialismo;Gênero |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | SOUZA, Ananda Maisa Coelho de. "A caligrafia de Deus": as formas de subalternidade que permeiam o conto de Márcio Souza. Orientador: Odenildo Queiroz de Sousa. 2024. 99 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2562. Acesso em: . |
Abstract: | This research aims to identify and analyze the forms of subalternity produced in colonized society and how they appear as aesthetic elements that constitute and structure the short story "The Calligraphy of God" by the Amazonian writer Márcio Souza. The study is based on the assumption that subalternity can manifest itself in various configurations, from physical aspects to discourses, and that such situations are present throughout the narrative, composing the plot and characters. Departing from this premise, we present the analysis from the post-colonial concept of subalternity, as proposed by Gayatri Spivak (2010), expanding the idea of subalternization and understanding it as all forms of consolidating domination over colonized groups and their cultures. Therefore, we discuss the colonial process as a cause for subalternization, as well as explore the hierarchy that configures within subalternized groups, primarily based on gender inequality. As the framework for this research, we draw upon the studies of Antonio Candido (2006) on the dialectic between literature and society, which elucidates how external factors become internal to the work. In the theoretical argument, to address subalternity, we turn to Gayatri Spivak (2010) and Antonio Gramsci (2007); sociologist Aníbal Quijano (2005) grounds the studies on coloniality, complemented by Frantz Fanon (2008; 2022) and Aimé Césaire (2020) who address the violence of colonization; Homi K. Bhabha (2013) and Stuart Hall (2013; 2022) guide the treatment of identity and culture in post-colonialism. Regarding the feminine, we base our analysis on bell hooks (2022), Gerda Lerner (2019), and Silvia Federici (2023), discussing the women's voice in patriarchal society, along with Eliane Potiguara (2018), who gives voice to the conditions of indigenous women. In conclusion, we find that Márcio Souza's short story is structured throughout its narrative with characteristics of racial imposition and gender inequality, featuring reified characters and discourses naturalized by colonialism. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as formas de subalternidades produzidas na sociedade colonizada e de que maneira elas se apresentam como elementos estéticos que constituem e estruturam o conto A caligrafia de Deus, do escritor amazonense Márcio Souza. O estudo se baseia no pressuposto de que a subalternidade pode se manifestar em diversas configurações, desde aspectos físicos a discursos, e que tais situações estão presentes ao longo da narrativa, compondo a trama e os personagens. Partindo de tal premissa, apresentamos a análise a partir do conceito pós-colonial de subalternidade, proposto por Gayatri Spivak (2010), expandido a ideia de subalternização e entendendo-a como todas as formas de consolidar uma dominação sobre os grupos colonizados e suas culturas. Sendo assim, discutimos o processo colonial como causa para a subalternização, além de explorar a hierarquia que se configura nos grupos subalternizados, cujos critérios estão pautados, principalmente, na desigualdade de gênero. Como arcabouço para a pesquisa, fundamentamo-nos nos estudos de Antonio Candido (2006) sobre a dialética entre literatura e sociedade, em que elucida acerca do fator externo se tornar interno à obra. No argumento teórico, para falar de subalternidade, recorremos à Gayatri Spivak (2010) e Antonio Gramsci (2007); o sociólogo Aníbal Quijano (2005) fundamenta os estudos sobre colonialidade, complementado por Frantz Fanon (2008; 2022) e Aimé Césaire (2020) que abordam a violência da colonização; Homi K. Bhabha (2013) e Stuart Hall (2013; 2022) são os norteadores para tratar a questão da identidade e cultura no pós-colonialismo. Sobre o feminino, temos como base bell hooks (2022), Gerda Lerner (2019) e Silvia Federici (2023), que discutem o lugar de fala das mulheres na sociedade patriarcal, além de Eliane Potiguara (2018), que dá voz às condições da mulher enquanto indígena. Ao fim desta dissertação, concluímos que o conto de Márcio Souza se constitui em toda sua estrutura narrativa com características da imposição racial e desigualdade de gênero, com personagens reificadas e discursos naturalizados pelo colonialismo. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2562 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) |
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