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Título: As tendências da produção editorial de livro para crianças pela teia dos “altamente recomendáveis” nas categorias criança e tradução/adaptação criança da FNLIJ
metadata.dc.creator: MOREIRA, Cristiane Pereira
Palavras-chave: Literatura infantil;Produção editorial;Livro infantil;Leitura;Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOREIRA, Cristiane Pereira. As tendências da produção editorial de livro para crianças pela teia dos “altamente recomendáveis” nas categorias criança e tradução/adaptação criança da FNLIJ. Orientador: Zair Henrique Santos. 2024. 179 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2563. Acesso em: .
Abstract: This research aimed to identify trends in the editorial production of children's books, with regard to literature, illustration, graphic design, aesthetic elements and historical, cultural and political aspects, through children's books with the seal “Highly Recommended”, in the Children and Translation/Adaptation for Children Categories, of the Annual Award of the National Foundation for Children's and Young People's Books (FNLIJ), in the years 2020, 2021 and 2022. As an investigative strategy, Bibliographic Research was used, associated with Document Analysis. The theoretical basis was based on the concepts of Book, Reading, Literature, Children's Literature, Aesthetics, Reading, Children and Childhood and the analysis procedures took place in documents such as: regulations, lists of results, old reports, interviews, books, statutes and research reports. Data collection from the books analyzed took place using the Records Instrument for Analysis of Books for children (own authorship). From the results obtained, technological investment was identified that provides structural diversity in graphic projects, the presence of both written and visual language, the complexity in reading these books, the use of the word literature as a mere commercial purpose, the influence of the FNLIJ on the book lists of the public purchasing and distribution policies of the Ministry of Education (MEC) and on the Brazilian children's book publishing industry, the geographic composition of readers - FNLIJ voters with little representation of experts from the Amazon, the little presence Children's Literature as a field of study in Literature degree courses. In this way, the research suggests the fight to guarantee the right to access and read books with the “Highly Recommended” seal, in addition to those awarded, to all public schools of Early Childhood Education and Elementary Education, the appropriate use of the word “literature” in the identification of books for children, the creation of subjects in the Children's Literature field of study in the Literature Degree Course, formalization of the partnership between FNLIJ and Lelit/Ufopa, in addition to greater representation of voting readers from other regions of the country.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as tendências da produção editorial dos livros para criança, no que diz respeito à literatura, à ilustração, ao projeto gráfico, aos elementos estéticos e aos aspectos históricos, culturais e políticos, por meio dos livros infantis com o selo “Altamente Recomendável”, nas Categorias Criança e Tradução/Adaptação Criança, do Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos anos 2020, 2021 e 2022. Enquanto estratégia investigativa, realizamos estudo bibliográfico, associado à análise documental. O embasamento teórico se deu referente aos conceitos de Livro, Leitura, Literatura, Literatura infantil, Estética, Leitura, Criança e Infância e os procedimentos de análise ocorreram em documentos, como: regulamentos, listas de resultados, reportagens antigas, entrevistas, livros, estatuto e relatórios de pesquisas. A coleta de dados dos livros analisados se deu por meio do Instrumento de Registros para Análise dos Livros para crianças (de própria autoria). A partir dos resultados obtidos, identificou-se investimento tecnológico que proporciona a diversidade estrutural nos projetos gráficos, a presença tanto da linguagem escrita, quanto da linguagem visual, a complexidade na leitura destes livros, o uso da palavra literatura como mera finalidade comercial, a influência da FNLIJ nas listas de livros das políticas públicas de compra e distribuição do Ministério da Educação (MEC) e na indústria editorial brasileira de livros infantis, a composição geográfica dos leitores - votantes da FNLIJ com pouca representatividade de especialistas da Amazônia, a pouca presença da Literatura Infantil enquanto campo de estudo nos cursos de licenciatura em Letras. Desta forma, a pesquisa sugere a luta pela garantia de direito ao acesso e à leitura dos livros com selo “Altamente Recomendável”, além dos premiados, em todas as escolas públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, o uso adequado da palavra “literatura” na identificação dos livros para criança, a criação de disciplinas do campo de estudo Literatura Infantil no Curso de Licenciatura em Letras, a formalização da parceria entre a FNLIJ e LELIT/Ufopa, além de maior representatividade de leitores-votantes de outras regiões do país.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2563
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