Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2571
Título : | A identidade cultural e social na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e BNCC do Estado do Pará em perspectivas decoloniais: uma crítica do discurso |
metadata.dc.creator: | VASCONCELOS, Tereza do Carmo Bentes de |
Palabras clave : | Identidade sociocultural;Análise do discurso;BNCC;Base Nacional Comum Curricular |
Fecha de publicación : | 2024 |
Editorial : | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citación : | VASCONCELOS, Tereza do Carmo Bentes de. A identidade cultural e social na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e BNCC do Estado do Pará em perspectivas decoloniais: uma crítica do discurso. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024. 117 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2571. Acesso em: . |
Resumen : | This study initiates with the examination of the sociocultural identity theme within the BNCC (Base Nacional Comum Curricular) of Pará state, alongside other normative curricular documents issued by governmental bodies at both state and national levels, intended for guidance and implementation. The formulation and drafting of these documents suggest that the ideological underpinnings within such texts do not readily accommodate critical discourse or alternative perspectives that challenge their hegemonic power dynamics. Consequently, this research endeavors to analyze the roles assumed by stakeholders within specific institutional contexts through the lens of Critical Discourse Analysis (CDA), particularly employing Fairclough's Relational Dialectical framework (2001). Additionally, it aims to explore how the ideological mechanisms outlined by Thompson (2011) are situated within the textual discourse. Fairclough's conceptualization of identity is juxtaposed with Stuart Hall's (2006) portrayal of cultural identity in postmodernity, enriching the theoretical framework. Official curricular documents serve as the focal point for investigating how discourse shapes meanings, influences identity formation, and impacts social practices, especially within institutional realms such as education and politics, as well as in media and digital platforms. Consequently, the discourse of “constructing”, shaping, or defining identity manifests within curricular proposals and is susceptible to external influences, reproduction, or societal changes. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa parte da análise do tema identidade sociocultural na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do estado do Pará, e em outros documentos curriculares normativos de responsabilidade governamental nas esferas estadual e nacional, constituídos para orientação e cumprimento de suas disposições. A elaboração e construção destes documentos nos dão indícios de que os mecanismos ideológicos presentes em textos desta natureza não são favoráveis a um espaço de crítica e outras abordagens que vão de encontro a suas características hegemônicas de poder. Analisar os papéis representados pelos participantes em determinados contextos institucionais nas dimensões da ADC (Análise de Discurso Crítica) em sua vertente Dialético relacional de Fairclough (2001) como também investigar como estão situados no texto os modos de operação da ideologia classificados por Thompson (2011) norteiam os objetivos desta pesquisa. Os referenciais de identidade trazidos por Fairclough dialogam com as de Stuart Hall (2006) que apresenta a identidade cultural na pós-modernidade. Os documentos curriculares oficiais serão o ponto de investigação do qual traçaremos análises sobre como o discurso constrói significados, influência nas formações de identidades e na prática social, de modo a favorecer grupos posicionados em ambientes institucionais principalmente na educação e na política, em espaços como a mídia e redes sociais. Dessa forma, analisamos se discursos de “construir”, moldar ou definir uma identidade se manifestam na proposta curricular e se são passiveis de influências, reprodução ou mudanças sociais. |
URI : | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2571 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Letras (Mestrado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_IdentidadeCulturalSocialBNCC.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons