Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Título: Admirável mundo novo: as tecnologias digitais e o pensamento computacional como suporte teórico-prático na formação inicial de professores
metadata.dc.creator: SANTOS, Gilson Pedroso dos
Palavras-chave: Formação de professores;Pensamento computacional;Tecnologias digitais
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Gilson Pedroso dos. Admirável mundo novo: as tecnologias digitais e o pensamento computacional como suporte teórico-prático na formação inicial de professores. Orientação: José Ricardo e Souza Mafra. 2024. 281 p. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2574. Acesso em: .
Abstract: Technologies are increasingly occupying spaces in modern life, transforming human relationships in education, work, communication, among other aspects. Therefore, it is important to discuss what role these artifacts play in society and how their use should be, especially considering the educational challenges of the Amazon. Thus, this work aims to investigate how Digital Technologies (DT) and Computational Thinking (CT) can be articulated as a theoretical-practical support for Initial Teacher Education in the Amazon context. To this end, the studies are based on theorists who discuss Digital Technologies; Computational Thinking; Teacher Education; and Education in the Amazon. It is a qualitative research, of an exploratory nature, in which two training courses were proposed, TC1 and TC2. The TC1 was developed in a class of the Educational Informatics degree course and the validation process was based on a pre-test to validate the proposal of ten activities, in which efforts were made to articulate content related to DT and CT with content on Teacher Education and Education in the Amazon. For the TC2, the necessary adjustments were made, according to the results of the pre-test, and it was developed with undergraduates linked to the teaching degrees of the Institute of Education Sciences of the Federal University of Western Pará. In addition, the courses enabled the configuration of propositions on how the emancipatory use of DT and the principles of CT can be developed in initial education, considering the Amazon context. As results, the following stand out: the validation of the importance of training teachers capable of using technologies in an emancipatory and inclusive manner; the possibility of applying CT principles by teachers in training in teaching and learning processes; the development of an initial theoretical construct as a theoretical-practical support for Initial Teacher Education, among others.
Resumo: As tecnologias ocupam cada vez mais espaços na vida moderna, transformando as relações humanas na educação, trabalho, comunicação, dentre outros aspectos. Por isso, é importante discutir qual é o papel desses artefatos para a sociedade e como deve ser o seu uso, sobretudo considerando os desafios educacionais da Amazônia. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como as Tecnologias Digitais (TD) e o Pensamento Computacional (PC) podem ser articuladas como um suporte teórico-prático para a Formação Inicial de Professores no contexto amazônico. Para tanto, os estudos têm assento em teóricos que discutem sobre as Tecnologias Digitais; quanto ao Pensamento Computacional; Formação Docente; e acerca da Educação na Amazônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, na qual foram propostos dois cursos de formação, o CF1 e o CF2. O CF1 foi desenvolvido numa turma do curso de Licenciatura em Informática Educacional e o processo de validação deu-se a partir de um pré-teste para validar a proposta de dez atividades, nas quais buscou-se articular conteúdos relacionados às TD e ao PC com conteúdos sobre Formação Docente e Educação na Amazônia. Para o CF2, foram feitos os ajustes necessários, conforme os resultados do pré-teste, e desenvolvido com graduandos vinculados às licenciaturas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Além disso, os cursos possibilitaram a configuração de proposições sobre como o uso emancipatório das TD e os princípios do PC podem ser desenvolvidos na formação inicial, considerando o contexto amazônico. Como resultados, destacam-se: a validação da importância de formar professores capazes de utilizar tecnologias de forma emancipatória e inclusiva; a possibilidade de aplicação dos princípios do PC por parte dos professores em formação nos processos de ensino e aprendizagem; o desenvolvimento de um constructo teórico inicial como suporte teórico-prático para a Formação Inicial de Professores, dentre outros.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Aparece nas coleções:Teses em Educação na Amazônia (Doutorado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_AdmirávelMundoNovo.pdf6,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons