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Título: A educação para a sustentabilidade na formação de pedagogos/as: um estudo do currículo a partir da residência pedagógica na Ufopa
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Lílian Aquino
Palavras-chave: Formação de Pedagogos;Educação;Sustentabilidade;Currículo;Residência pedagógica;Amazônia
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Lílian Aquino. A educação para a sustentabilidade na formação de pedagogos/as: um estudo do currículo a partir da residência pedagógica na Ufopa. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra; Coorientador: Evandro Luiz Ghedin. 2024. 382 p. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2575. Acesso em: .
Abstract: This doctoral thesis consisted of the study of education for sustainability (EpS) in the initial training curriculum for pedagogues in the pedagogy course at the Federal University of Western Pará (Ufopa). Its general objective is to understand EpS in the initial training curriculum of the degree course in Pedagogy at the Federal University of Western Pará and its contributions to the promotion of quality education in and for Amazonia. This is qualitative research, with a historical-dialectic approach, integrated by a bibliographic, empirical and documentary study, which explored the legislation and documents relevant to the object. In the empirical research stage, semi-structured questionnaires were applied to 45 course students (residents); 09 preceptors (basic education teachers); and 04 faculty advisors from RP/Pedagogy/Ufopa (teachers of the Pedagogy Course). An interview was also carried out with the course coordinator, in addition to the constitution of a Reflective Training Group (GFR) in one of the 09 Centers of RP/Pedagogy/Ufopa, with the participation of the researcher, characterizing, at this stage, a case study of ethnographic cut. The data were processed based on the assumptions of content analysis (Bardin, 2011), triangulation of data and methods, considering 03 analytical axes: Axis A - Conception of EpS; Axis B - Curriculum and EpS in the training of pedagogues at Ufopa; Axis C - EpS in the Pedagogical Residency of the Pedagogy Course at Ufopa (2022 to 2024). Among the results, the confirmation of the thesis that education for sustainability is embedded in the official curriculum of the pedagogy course stands out, although the Pedagogical Project of the Course does not explicitly report it as a training pillar. The outline of seven dimensions of educating for sustainability present in the official curriculum of the course under study, in addition to the systematization of fundamental factors when educating for sustainability in the Amazonian context. Furthermore, the study proposed a conceptual framework for educating for sustainability in the Amazon, presented opportunities to enhance this educational paradigm in the studied context, and established the foundations of a pedagogy for sustainability.
Resumo: Esta Tese doutoral consistiu no estudo da educação para a sustentabilidade (EpS) no currículo inicial de formação de pedagogos/as no curso de pedagogia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem por objetivo geral compreender a EpS no currículo da formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará e suas contribuições à promoção de uma educação de qualidade na e para a Amazonia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-dialética, integrada por um estudo bibliográfico, empírico e documental, que explorou a legislação e documentos pertinentes ao objeto. Na etapa da pesquisa empírica, foram aplicados questionários semiestruturados a 45 estudantes do curso (residentes); 09 preceptores/as (professores/as da educação básica); e 04 docentes orientadores/as da RP/Pedagogia/Ufopa (professores/as do Curso de Pedagogia). Também foi realizada entrevista com a coordenação do curso, além da constituição de um Grupo de Formação Reflexiva (GFR) em um dos 09 Núcleos da RP/Pedagogia/Ufopa, com a participação da pesquisadora, caracterizando, nesta etapa, um estudo de caso de corte etnográfico. Os dados foram tratados com base nos pressupostos da análise de conteúdo (Bardin, 2011), triangulação de dados e de métodos (Stake, 2007), considerando 03 eixos analíticos: Eixo A - Concepção de EpS; Eixo B - Currículo e EpS na formação de pedagogos/as da Ufopa; Eixo C - EpS na Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Ufopa (2022 a 2024). Entre os resultados, destaca-se a confirmação da Tese de que a educação para a sustentabilidade está imbricada no currículo oficial do curso de pedagogia, embora o Projeto Pedagógico do Curso não a reporte explicitamente como pilar formativo e o delineamento de sete dimensões do educar para a sustentabilidade presentes no currículo oficial do curso em estudo, além da sistematização de fatores fundamentais ao educar para a sustentabilidade em contexto amazônico. Ainda, propôs-se um conceito do que seja educar para a sustentabilidade na Amazônia, apresentou-se possibilidades de aprimoramento deste paradigma educacional no contexto de estudo e estruturou-se as bases de uma pedagogia da sustentabilidade.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2575
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