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Título: Educação em tempo integral: programas implementados nas escolas estaduais de Santarém/PA (2009-2019)
metadata.dc.creator: AGUIAR, Maria Sousa
Palavras-chave: Educação;Amazônia;Tempo integral;Mais Educação (Programa);Educação integral
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: AGUIAR, Maria Sousa. Educação em tempo integral: programas implementados nas escolas estaduais de Santarém/PA (2009-2019). Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2024. 265 p. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2577. Acesso em: .
Abstract: The study deals with the topic of full-time education as a policy that promotes comprehensive education and improves educational quality. It took place within the scope of the Doctorate Course in Education in the Amazon by the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA), Santarém Center, at the Federal University of Western Pará (Ufopa). Its general objective is to analyze the full-time education programs implemented in state elementary schools in Santarém/PA (2009-2019). Thus, it starts with the following problem: from which political-ideological/pedagogical perspective were full-time education programs implemented in state elementary schools in Santarém/PA (2009-2019)? This is a descriptive-analytical study that was developed using a qualitative approach, through bibliographical research and documentary analysis. In addition to the normative and guiding documents on the programs, documents made available by Seduc/PA, 5th URE and two state elementary schools in Santarém, in this study called Escola Alter do Chão and Escola Pajuçara, were analyzed. The discussions and analyzes were developed in light of the contributions of Historical-Critical Pedagogy (PHC) based on two analytical categories: conception of integral education and conception of quality. It was found that the actions of the PME and PNME in state elementary schools in Santarém/PA were developed in line with the MEC guidelines in a political-ideological/pedagogical perspective guided by the neoliberal perspective, which is committed to education aimed at the unilateral and alienating formation of man. The analyzes also revealed that the comprehensive education policy implemented in state elementary schools in Santarém/PA boils down to extending the student's time at school. It is necessary to break with the hegemonic educational paradigm. In this sense, the study highlights Historical-Critical Pedagogy as an alternative, committed to the formation of the working class from a critical and omnilateral perspective.
Resumo: O estudo trata sobre a temática da educação em tempo integral (ETI) como política indutora de educação integral e de melhoria da qualidade educacional. Realizou-se no âmbito do Curso de Doutorado em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Polo de Santarém, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem como objetivo geral analisar os programas de educação em tempo integral implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA (2009-2019). Assim, parte da seguinte problemática: em qual perspectiva político-ideológica/pedagógica os programas de educação em tempo integral foram implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA (2009-2019)? Trata-se de um estudo descritivo-analítico que se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Além dos documentos normativos e orientadores sobre os programas, analisou-se os documentos disponibilizados pela Seduc/PA, 5ª URE e por duas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém, neste estudo denominadas de Escola Alter do Chão e Escola Pajuçara. As discussões e análises desenvolveram-se à luz das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) a partir de duas categorias analíticas: concepção de educação integral e concepção de qualidade. Constatou-se que as ações do PME e do PNME nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA foram desenvolvidas em consonância às diretrizes do MEC em uma perspectiva político-ideológica/pedagógica pautada pela ótica neoliberal, que tem compromisso com uma educação voltada para a formação unilateral e alienadora do homem. As análises revelaram ainda, que a política de educação integral implementada nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/PA se resume à ampliação do tempo de permanência do aluno na escola. É necessário romper com o paradigma educacional hegemônico. Nesse sentido, o estudo evidencia como alternativa a Pedagogia Histórico-Crítica, comprometida com a formação da classe trabalhadora na perspectiva crítica e omnilateral.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2577
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