Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2580
Título: Saberes docentes mobilizados no ensino de matemática por atividades experimentais: articulações entre elementos da análise de modelos e tecnologias digitais na formação contínua de professores
metadata.dc.creator: SILVA, Francisco Robson Alves da
Palavras-chave: Formação contínua;Análise de modelos;Saberes docentes;Tecnologias Digitais;Ensino de Matemática
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Francisco Robson Alves da. Saberes docentes mobilizados no ensino de matemática por atividades experimentais: articulações entre elementos da análise de modelos e tecnologias digitais na formação contínua de professores. Orientador: José Ricardo e Souza Mafra. 2024. 183 p. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2580. Acesso em: .
Abstract: This study analyzes the teaching knowledge mobilized by Basic Education teachers when they integrate Model Analysis (AnM), Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Mathematics Teaching through Experimental Activities (EMAE) in their pedagogical practices. Based on the work of Tardif, Pimenta and Shulman on teaching knowledge, a qualitative methodology focused on continuous training is adopted. The project included the offering of a mini course, made up of four offices, which proposed innovative methodologies, encouraging participating teachers to reformulate their educational practices. The results indicate that teachers mobilized pedagogical, experiential, curricular and disciplinary knowledge effectively, adapting their practices to contemporary educational demands. Among the challenges, the limitations of technological infrastructure and institutional support stand out, partially overcome by the collaboration and engagement of participants. The strategies adopted promote dynamic and interactive learning environments, improving student understanding and engagement. It is proposed to create the Base of Educational Studies in Mathematics (BEEM), a theoretical-methodological structure that integrates teaching knowledge with innovative pedagogical practices, evolving into collaboration and teaching reflection. Thus, this study contributes significantly to the field of Mathematics Education, expanding the understanding of the mobilization of teaching knowledge and emphasizing the importance of investigative methodologies and the use of TDIC for the development of critical and innovative teaching practices.
Resumo: Este estudo analisa os saberes docentes mobilizados por professores de Educação Básica ao integrarem Análise de Modelos (AnM), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE) em suas práticas pedagógicas. Fundamentado nos trabalhos de Tardif, Pimenta e Shulman sobre os saberes da docência, adota-se uma metodologia qualitativa focada na formação contínua. O projeto incluiu a oferta de um minicurso, composto por quatro oficinas, que propôs metodologias inovadoras, incentivando os professores participantes a reformularem suas práticas educativas. Os resultados indicam que os docentes mobilizaram saberes pedagógicos, experienciais, curriculares e disciplinares de maneira eficaz, adaptando suas práticas às exigências educacionais contemporâneas. Entre os desafios, destacam-se as limitações de infraestrutura tecnológica e suporte institucional, superados parcialmente pela colaboração e engajamento dos participantes. As estratégias adotadas promoveram ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, melhorando a compreensão e o engajamento dos estudantes. Propõe-se a criação da Base de Estudos Educacionais em Matemática (BEEM), uma estrutura teórico-metodológica que integra saberes docentes a práticas pedagógicas inovadoras, visando à colaboração e reflexão docente. Assim, este estudo contribui significativamente para o campo da Educação Matemática, ampliando a compreensão sobre a mobilização de saberes docentes e enfatizando a importância de metodologias investigativas e o uso de TDIC para o desenvolvimento de práticas docentes críticas e inovadoras.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2580
Aparece nas coleções:Teses em Educação na Amazônia (Doutorado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_SaberesDocentesMobilizados.pdf6,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons