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Título: Ações indutoras de educação integral em escolas da rede pública de Mojuí dos Campos/PA: desafios da gestão escolar
metadata.dc.creator: GOMES, Tânia Castro
Palavras-chave: Educação em tempo integral;Atividades sócioeducativas;Jornada ampliada;Amazônia
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GOMES, Tânia Castro. Ações indutoras de educação integral em escolas da rede pública de Mojuí dos Campos/PA: desafios da gestão escolar. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2024. 185 p. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação Plena em Rede, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2583. Acesso em: .
Abstract: The general objective of the research sought to analyze the actions that induce comprehensive education in schools in the municipality of Mojuí dos Campos/PA from 2013 to 2020, whose work was developed in the Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), whose research is linked to line 2: State, Public Policies and Education Management. The thesis presented is that social, economic, political and cultural factors hinder and influence the development of actions that induce comprehensive education in line with the institutional guidelines of the policies formulated and implemented beyond market demands. The qualitative research was developed through a case study based on bibliographic research, documentary research and field research. The field research was carried out through semi-structured interviews with the principals of three municipal elementary schools in the urban area that joined the PME and PNME programs in extended hours for at least five consecutive years. The study points out the change and discontinuity of the objectives of the inducing programs; Democratic management still presents itself as a challenge aggravated by the emphasis on managerialism supported by the market perspective and the search for results; the option for programs that induce comprehensive education without the necessary discussion with the school community and the identified conditioning factors, related to economic, geographic, social, cultural and pedagogical factors. The analytical categories were: conception and infrastructure, indispensable and fundamental debates for the successful implementation and effectiveness of full-time comprehensive education. However, it is also possible to note, in the school environment, based on the research carried out, the coexistence of an educational approach that encourages individualism and competition (managerialist management) and, on the other hand, pedagogical strategies with joint actions that seek to rethink and overcome the hegemonic culture established in educational relations (democratic management).
Resumo: O objetivo geral da investigação buscou analisar as ações indutoras de educação integral de unidades escolares do município de Mojuí dos Campos/PA no período de 2013 a 2020, cujo trabalho foi desenvolvido no âmbito do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), associação plena em rede Educanorte vinculada à linha de pesquisa 2: Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. A tese apresentada é de que fatores sociais, econômicos, políticos e culturais dificultam e influenciam o desenvolvimento de ações indutoras de educação integral condizentes com as diretrizes institucionais das políticas formuladas e implementadas para além das demandas do mercado. A investigação qualitativa foi desenvolvida por meio de estudo de caso fundamentado na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os diretores de três escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana que aderiram aos programas PME e PNME em jornada ampliada no mínimo por cinco anos consecutivos. O estudo aponta a mudança e descontinuidade dos objetivos dos programas indutores; a gestão democrática ainda se apresenta como um desafio agravado pela ênfase no gerencialismo apoiado na perspectiva mercadológica e a busca de resultados; a opção por programas indutores de educação integral sem a discussão necessária com a comunidade escolar e os condicionantes identificados, relacionados a fatores econômicos, geográficos, sociais, culturais e pedagógicos. As categorias analíticas foram: concepção e infraestrutura, debates indispensáveis e fundamentais parta o êxito da implementação e efetivação da educação integral em tempo integral. No entanto, também é possível notar, no ambiente escolar, a partir da investigação realizada, a coexistência de uma abordagem educacional que incentiva o individualismo e a competição (gestão gerencialistas) e por outro lado estratégias pedagógicas com ações conjuntas que buscam repensar e superar a cultura hegemônica estabelecida nas relações educacionais (gestão democrática).
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2583
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