Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2593
Título: | Narrativas amazônicas: estratégias de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental, anos finais |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Raimunda Ferreira |
Palavras-chave: | Ensino da Literatura;Narrativas;Imaginário Amazônico;Conto |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citação: | RODRIGUES, Raimunda Ferreira. Narrativas amazônicas: estratégias de leitura para a formação do leitor literário no ensino fundamental, anos finais. Orientador: Lauro Roberto do Carmo Figueira. 2024. 106 fls. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2593. Acesso em: . |
Abstract: | This research work aimed to present Literature teaching strategies based on narratives with Amazonian themes. The activities involved students in the final years of Elementary School, at the Professor Antenor Sarmento Pessoa State School, in the city of Manaus - Amazonas. The aim of the study was to investigate the imaginary of the Brazilian Amazon manifested in the states of Amazonas and Pará, in narrative fiction. In this sense, narratives from the work “Belém de Arrepiar” (2021), by Nathan de Moura, were used as a reading/writing experience strategy with 9th grade students in order to stimulate interest in narratives with regional content; preserve cultural identity and memory; develop skills in the artistic-literary field of telling and retelling stories, based on the guidelines of the National Common Curricular Base-BNCC/Elementary Education, Final Years – EF69LP53 (2008), and investigations into literary education. The theoretical foundation research is in preliminary approaches, as well as the application of the teaching project (conversation circles in order to identify students' prior knowledge about the short story subgenre; verification of activities developed by different Portuguese language teachers, in the literary field ). To this end, five short stories written by writer Nathan de Moura were chosen, namely: “Mundiado por Curupira”; “The legend of Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “The girl who became a statue”; “The legend of the Big Snake”. These texts served as study and motivation for an educational product, in this case a podcast about narratives, which was created by the students and finalized in a literary exhibition in the school environment. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa teve como objetivo apresentar estratégias de ensino da Literatura a partir de narrativas com temas amazônicos. As atividades envolveram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, na cidade de Manaus - Amazonas. O recorte objetivou investigar o imaginário da Amazônia brasileira manifesto nos estados do Amazonas e do Pará, na ficção narrativa. Neste sentido, se utilizou narrativas da obra Belém de Arrepiar (2021), de Nathan de Moura, como estratégia de experiência de leitura/escrita com alunos do 9º ano a fim de estimular o interesse pelas narrativas com conteúdos regionais; preservar identidade e memória culturais; desenvolver habilidades no campo de atuação artístico-literário do contar e recontar contos, sob os fundamentos das orientações da Base Nacional Comum Curricular-BNCC/Ensino Fundamental, Anos Finais – EF69LP53 (2008), e de investigações sobre a educação literária. A pesquisa de fundamentação teórica está em abordagens preliminares, bem como a aplicação do projeto de ensino (rodas de conversa a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o subgênero conto; verificação de atividades desenvolvidas por diferentes docentes de Língua Portuguesa, no âmbito literário). Para tal, foram escolhidos cinco contos de autoria do escritor Nathan de Moura, a saber: “Mundiado por Curupira”; “A lenda do Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “A moça que virou estátua”; “A lenda da Cobra Grande”. Esses textos serviram de estudo e de motivação para um produto educacional, no caso um podcast sobre narrativas, que foi criado pelos alunos e finalizado em uma mostra literária no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2593 |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_NarrativasAmazônicasEstratégias.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons