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Título: Atividades didáticas integradas (ADIs): as vozes sociais trazidas pelo gênero crônica literária
metadata.dc.creator: CASTRO, Denilson Chagas da Cruz de
Palavras-chave: Atividades didáticas integradas;Ensino;Gêneros Discursivos;Crônica literária;Dialogismo;Língua Portuguesa
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: CASTRO, Denilson Chagas da Cruz deAtividades didáticas integradas (ADIs): as vozes sociais trazidas pelo gênero crônica literária. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2594. Acesso em: .
Abstract: This research arose from a need for intervention in the pedagogical practices embedded in certain schools, which aim to disseminate a teaching model that assumes that the student should be a mere spectator and should not disagree with what is taught. . This attitude has made the process of teaching and learning our mother tongue difficult. In this sense, this work aims to contribute to the studies and teaching of the Portuguese language. To this end, the research points out, based on the data and results collected, that the ADIs proposal, through discursive genres, provides the student with protagonism in the classroom, as he is encouraged to place himself as the subject of the discourse, agreeing or disagreeing, orally and in writing, with the teacher assuming the role of literacy agent, which leads to the formation of responsive subjects. To this end, activities were organized through oral and written discursive genres - with the literary chronicle as the initial genre - which contribute to expanding the linguistic-discursive capacity of students based on the proposal of Integrated Didactic Activities (ADIs) which, in turn, are based on orality, reading, writing and linguistic reflection created by Moura (2017). These activities were developed with elementary school students, from an interactionist and dialogical perspective of the language. The theoretical bases that support this work are the assumptions of Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóshinov (2017), Vygotsky (1998), and in studies by researchers such as Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008 , 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), among others, who study language teaching taking into account its interactive function in social practices. The methodology developed in this project is qualitative research, characterized as action research, which seeks to interpret and understand the object to be studied, a way of reflecting on Portuguese language teaching activities based on ADIs and how this process is received by students and teacher. Thus, in addition to being a researcher, he also takes on the perspective of a teacher. The description and analysis of data occurs from the elaboration and development of the intervention project carried out with students in the 7th year of Elementary School, at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente, in Alenquer- Pará. For this, the diary is used field, recordings to record the actions, speeches and situations that occurred.
Resumo: Esta pesquisa surgiu a partir de uma necessidade de intervenção nas práticas pedagógicas encrustadas em certas escolas, que visam a disseminação de um modelo de ensino que parte do princípio de que o aluno deve ser um mero expectador e que não deve discordar com aquilo que é ensinado. Essa postura tem dificultado o processo de ensino e aprendizagem da nossa língua materna. Nesse sentido, o presente trabalho visa contribuir para os estudos e ensino da língua portuguesa. Para isso, a pesquisa aponta, a partir dos dados e resultados coletados, que a proposta das ADIs, por meio dos gêneros discursivos, proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de agente de letramento, o que conduz à formação de sujeitos responsivos. Para isso foram organizadas atividades por meio de gêneros discursivos orais e escritos-tendo como gênero inicial a crônica literária- que contribuem para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos pautada na proposta das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) que, por sua vez, se fundamentam na oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística criada por Moura (2017). Tais atividades foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), e em estudos de pesquisadores como Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008, 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), entre outros, que fazem o estudo do ensino da língua levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, em que se procura interpretar, compreender o objeto a ser estudado, uma forma de refletir sobre as atividades de ensino de língua portuguesa com base nas ADIs e como esse processo é recebido pelos alunos e professor. Assim, além de pesquisador, coloca-se também na perspectiva de professor. A descrição e análise dos dados ocorrem a partir da elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção realizado com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente, em Alenquer- Pará. Para isso, utiliza-se o diário de campo, gravações para registrar as ações, falas e situações ocorridas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2594
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

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