Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2595
Título: Produção audiovisual de leitura e a formação estética na educação escolar
metadata.dc.creator: SERIQUE, Tânia Cristina Araújo
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Estética;Educação Escolar;Produção Audiovisual
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SERIQUE, Tânia Cristina Araújo. Produção audiovisual de leitura e a formação estética na educação escolar. Orientador: Zair Henrique Santos.. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2595. Acesso em: .
Abstract: This research sought to develop a pedagogical methodology that integrated audiovisual resources into the teaching of literary reading, with the aim of enriching students' aesthetic education. The audiovisual productions were included in the intervention of teacher Francisca Oliveira da Cruz, in her Portuguese language classes, for two 6th grade classes, with a total of around 70 students from the Ulysses Guimarães school, in the city of Altamira. The study is based on the premise that reading goes beyond the mere decoding of texts, being a practice that involves interpretation, connection with personal experiences and the development of critical thinking. The research is motivated by the observation of the difficulties faced by students in understanding and interpreting texts, especially in the regions of western Pará, where access to artistic resources is limited. The proposal was to create videos that complemented the reading of literary works, providing a more dynamic and interactive learning experience, in line with the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC). The central question of the research is: how can audiovisual productions have an impact on the aesthetic formation and reception of literature among 6th grade students? In order to answer this question, the research adopts a qualitative and descriptive approach, documenting the process of making the videos and analyzing the students' reception through reports from the teacher responsible for applying the productions. The aim is not only to promote reading, but also to stimulate students' interest in different forms of artistic expression, integrating literature with other languages, such as visual and audio. The research is part of a broader context of transforming educational practices, recognizing the importance of incorporating new technologies and methodologies that value the aesthetic experience and creativity of students.
Resumo: Esta pesquisa buscou desenvolver uma metodologia pedagógica que integrasse recursos audiovisuais no ensino da leitura literária, com o intuito de enriquecer a formação estética dos alunos. As produções audiovisuais foram inseridas na intervenção da professora Francisca Oliveira da Cruz, nas suas aulas de Língua Portuguesa, para duas turmas do 6º ano, com um total de cerca de 70 alunos da escola Ulysses Guimarães, na cidade de Altamira. O estudo é fundamentado na premissa de que a leitura vá além da mera decodificação de textos, sendo uma prática que envolve interpretação, conexão com experiências pessoais e desenvolvimento do pensamento crítico. A pesquisa é motivada pela observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão e interpretação de textos, especialmente nas regiões do Oeste do Pará, onde o acesso a recursos artísticos é limitado. A proposta foi de criar vídeos que complementassem a leitura de obras literárias, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e interativa, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pergunta central da pesquisa é: como as produções audiovisuais podem impactar a formação estética e a recepção da literatura entre os alunos do 6º ano? Para responder a essa questão, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e descritiva, documentando o processo de elaboração dos vídeos e analisando a recepção dos alunos por meio de relatos da professora responsável pela aplicação das produções. O objetivo não é apenas promover a leitura, mas também estimular o interesse dos alunos por diferentes formas de expressão artística, integrando a literatura com outras linguagens, como a visual e a sonora. A pesquisa se insere em um contexto mais amplo de transformação das práticas educacionais, reconhecendo a importância de incorporar novas tecnologias e metodologias que valorizem a experiência estética e a criatividade dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2595
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_ProduçãoAudiovisualLeitura.pdf8,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons