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Título: Corporeidade e Educação do Campo: os sentidos atribuídos ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém-PA
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Rosenilma Branco
Palavras-chave: Corpo;Corporeidade;Prática docente;Educação do Campo
Data do documento: 20-Mar-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RODRIGUES, Rosenilma Branco. Corporeidade e educação do campo: os sentidos atribuídos ao corpo na prática docente nos territórios rurais de Santarém-PA. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/269. Acesso em:.
Abstract: This research investigated the meanings teachers attribute to the body in the teaching practice, through the Corporeity bias, in dialogue with the Rural Education in the rural territories of Santarém-PA. In the study, it was understood that the body is the condition of human existence, through which we draw aspirations of our subjectivity and interact with other subjectivities and with the world, is endowed with capacity for the movement with intentionality in the direction of human transformation and emancipation , however, if education as a bias of change and formation of the human being, reduces or denies the importance of the body in the constitution of knowledge, fails to perform its social, democratic and critical role. And in this context, within the context of Education, the school has become a reference as a regulator and oppressor of the corporal manifestations of its students, legitimating the disciplining and the docilization as control and school organization. At the same time, school can be transcendent of educational experiences through bodily experiences. A qualitative analysis was chosen, considering the methodology in two stages: bibliographical and field research, in addition, it is based on a phenomenological approach, considering that the subject is in its existence, a totality. For the production and analysis of data, we used the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Significance, developed by Moreira, Simões and Porto (2005). The epistemological procedures are based on Corporeity Theory and Rural Education. Eight subjects working in schools located in the rural territories of this municipality participated in the study, so being a teacher in the field and being active in elementary education in the initial grades were criteria for the selection of these subjects. It is said that, in the understanding of the teachers interviewed, the body is a totality, with multiple possibilities of knowledge and social interaction and that through gestures and movements, a relationship of dialogue and respect is established. Through the speeches of the subjects we verified corporal experiences in the teaching practice for the majority of the teachers. In relation to the analysis of the teacher being and the importance of the practice in the rural territories, it was revealed by the subjects that the specificities of the peasant culture potentiate the practice of the teacher for the process of teaching learning.
Resumo: Esta pesquisa investigou os sentidos que os professores atribuem ao corpo na prática docente, pelo viés da Corporeidade, em diálogo com a Educação do Campo nos territórios rurais de Santarém-PA. No estudo, compreendeu-se que o corpo é a condição de existência humana, por meio dele traçamos aspirações da nossa subjetividade e interagimos com outras subjetividades e com o mundo, é dotado de capacidade para o movimento com intencionalidade na direção da transformação e emancipação humana, contudo, se a Educação como viés de mudança e formação do ser humano, reduz ou nega a importância do corpo na constituição do conhecimento, deixa de fazer o seu papel social, democrático e crítico. E neste cenário, dentro do contexto da Educação, a escola, tornou-se uma referência como reguladora e opressora das manifestações corporais de seus alunos, legitimando o disciplinamento e a docilização como controle e organização escolar. Ao mesmo tempo, a escola pode ser transcendente das experiências educacionais por meio de vivências corporais. Optou-se, então, por uma análise de natureza qualitativa, considerando a metodologia em duas etapas: pesquisa bibliográfica e de campo, além disso, fundamenta-se numa abordagem fenomenológica, considerando que o sujeito é na sua existência, uma totalidade. Para a produção e análise dos dados, utilizou-se da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Os procedimentos epistemológicos baseiam-se na Teoria da Corporeidade e Educação do Campo. Participaram do estudo oito sujeitos que trabalham em escolas localizadas nos territórios rurais deste município, assim, ser docente no campo e estar atuando no ensino fundamental nas séries iniciais, foram critérios para a seleção destes sujeitos. Afere-se que, no entendimento das professoras entrevistadas, o corpo é uma totalidade, com múltiplas possibilidades de saberes e interação social e que por meio de gestos e de movimentos, estabelece-se uma relação de diálogo e de respeito. Através das falas dos sujeitos verificou-se vivências da corporeidade na prática docente para a maioria das professoras. Em relação à análise do ser docente e a importância da prática nos territórios rurais, foi revelado pelos sujeitos, que as especificidades da cultura camponesa potencializam a prática do professor para o processo de ensino aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/269
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