Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294
Título : | Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. |
metadata.dc.creator: | DIAS, Joelson Magno |
Palabras clave : | Sala de aula invertida;Metodologias ativas de aprendizagem;Ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Universidade Federal do Oeste do Pará |
Citación : | DIAS, Joelson Magno. Metodologias Ativas: O ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. Orientador: Sebastian Mancuso. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa visa apresentar uma proposta com intuito de alavancar o interesse apresentado pelos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no município de Santarém-PA, em relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Surgiu o seguinte problema de pesquisa: “Como projetar e testar uma proposta metodológica, baseada num modelo de Sala de Aula Invertida, usando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes?”. O objetivo geral foi projetar e testar uma proposta metodológica baseada num modelo de SAI, utilizando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes. Através de revisões bibliográficas, foram analisadas dissertações de mestrado que envolvia a aplicação da SAI e o posicionamento dos teóricos a cerca do tema. Então, foram desenvolvidas três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada Científica da escola. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Segundo 88,5 % dos estudantes pesquisados, o método da SAI contribuiu para a aprendizagem em matemática. Os feedbacks fornecidos pelos estudantes nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das atividades desenvolvidas nos deram a convicção dos efeitos positivos da SAI. |
URI : | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MetodologiasAtivasOEnsino.pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons