Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295
Título : A utilização de materiais concretos no ensino de fração
metadata.dc.creator: NEIS, Vanderlei Silva
Palabras clave : Fração;Material manipulável;Aprendizagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : NEIS, Vanderlei Silva. A utilização de materiais concretos no ensino de fração. Orientador: Jose Ricardo Souza Mafra. 2019. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Objetivo deste trabalho é fazer uma investigação de caso, sobre as dificuldades na aprendizagem de fração, encontradas nos alunos do ensino fundamental. Para realizar essa pesquisa foi ensinado para os alunos do 6° anos alguns conteúdos de frações, utilizando material manipulável. Primeiramente foi ensinado o conteúdo de frações de maneira tradicional e em seguida foi aplicado um teste piloto, para recolher alguns dados sobre a aprendizagem dos alunos. Depois foi explicado o mesmo conteúdo com os materiais concretos, fazendo o aluno participar das construções e desenvolvimento. Tornando-se o aluno em peça principal na aprendizagem, sendo o mesmo o próprio autor da aprendizagem e o professor apenas um orientador. Em seguida foi aplicado outro questionário com o mesmo nível de dificuldade, para comparar os resultados. Após o desenvolvimento do trabalho com as explicações dos materiais manipuláveis espera-se do aluno um melhor rendimento nas resoluções das atividades, com respostas mais satisfatória. Contudo pode-se dizer que, a experiência de trabalhar o conteúdo de fração com os materiais manipuláveis trouxe resultados positivos, pois os alunos estiveram dispostos a encarrar esse desafio e assim resolver as atividades com esses materiais e participar do desenvolvimento do conteúdo com auto estima elevado.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AUtilizaçãodeMateriais.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons