Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/306
Título: Recursos Educacionais Abertos: contextualização da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma escola na comunidade ribeirinha do município de Juruti/PA
metadata.dc.creator: PEREIRA, Ana Pâmela Guimarães
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos;Comunidade ribeirinha;Tecnologias da Informação;Comunicação
Data do documento: 28-Ago-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: PEREIRA, Ana Pâmela Guimarães. Recursos Educacionais Abertos: contextualização da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma escola na comunidade ribeirinha do município de Juruti/PA. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/306. Acesso em:.
Abstract: It is a time when technological advances allow people more connectivity, changes in the forms of communication and search for information, producing and sharing content – a reflection of a digital culture in society - demanding a new relationship with knowledge. However, even with the reverberation of technological use in social reality, Brazilian daily practices within schools are configured with poor internet access and sometimes nonexistent for a significant portion of the population. Information and Communication Technologies (ICTs) are still considered as auxiliary in administrative processes, and not as part of pedagogical projects. This research deals with Open Educational Resources (OER), a movement that aims to promote the quality of teaching and bring innovation into the education system. In Brazil, the advance of agreement in the educational scenario is Illustrated by the inclusion of OER in the National Education Plan (PNE 2014-2024). As an allowance, the appeal was provided in a case study procedure at Sabino Pinheiro de Matos Municipal School, located in a riverside community of Juruti / PA. The research examined the possibilities of using OER as ICT in teaching didactics, with a view to understanding the geographical aspects and the cultural mosaic of the Amazon region. Data collection occurred during the work sessions in the form of a discussion group, by applying a questionnaire and recording impressions in a research diary, with selected teachers from the school itself. Given this context, which prints reports and challenges of using ICT to deepen knowledge and create ways of interaction and production of new knowledge, we point out a path that provides methodologies and resources that allow sharing and co-creation and, consequently, leverage the role of teachers. -authors, with the observance of traditional curriculum and local knowledge. In this sense, we add and see the need for further studies that foster discussion about OER, especially regarding access, in order to think about the possibility and potentiality of a democratization of knowledge and the construction of new configurations of knowledge. teaching and learning, in a region that adds the paradox of the richness of natural resources and the lack of expressiveness in terms of technological knowledge to education.
Resumo: Estamos em tempos em que os avanços tecnológicos permitem às pessoas mais conectividade, mudanças nas formas de comunicação e de buscas por informações, produzindo e compartilhando conteúdo - reflexo de uma cultura digital na sociedade -, exigindo uma nova relação com o saber. Contudo, mesmo com a reverberação de uso tecnológico na realidade social, as práticas cotidianas brasileiras no âmbito das escolas estão configuradas com acesso à internet precário e, às vezes, inexistente para uma parcela significativa da população. Percebe-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ainda são consideradas como auxiliares nos processos administrativos, e não como parte dos projetos pedagógicos. Esta pesquisa trata dos Recursos Educacionais Abertos (REA), um movimento que visa promover a qualidade do ensino e levar a inovação para dentro do sistema educacional. No Brasil, o avanço de concordância no cenário educacional é ilustrado com a inclusão de REA no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Como subsídio, o Recurso foi oportunizado em procedimento de estudo de caso na Escola Municipal Sabino Pinheiro de Matos, localizada em uma comunidade ribeirinha de Juruti/PA. Na realização da pesquisa foram examinadas as possibilidades do uso de REA como TIC na didática docente, com vistas à compreensão dos aspectos geográficos e do mosaico cultural da região amazônica. As coletas de dados ocorreram durante as sessões de trabalho em forma de grupo de discussão, mediante aplicação de questionário e registro de impressões em diário de pesquisa, com professores selecionados da própria escola. Diante deste contexto, que imprime relatos e desafios de utilizar TIC para aprofundar conhecimentos e criar formas de interação e produção de novos saberes, aponta-se um caminho que oportunize metodologias e recursos que permitam partilha e cocriação e, consequentemente, alavanque o papel de professores autores, com a observância do currículo tradicional e do saber local. Nesse sentido, soma-se e enxerga-se a necessidade de mais estudos que fomentem a discussão acerca do REA, principalmente quanto ao acesso, de maneira a se pensar na possibilidade e na potencialidade de uma democratização do saber e da construção de novas configurações de ensino e aprendizado, em uma região que agrega o paradoxo da riqueza de recursos naturais e da pouca expressividade em termos de conhecimento tecnológico à educação.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/306
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_RecursosEducacionaisAbertos.pdf5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons