Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Título: A gramática pedagógica do Português Brasileiro (BAGNO, 2012) e o ensino de gramática.
metadata.dc.creator: GOMES, Marlison Soares
Palavras-chave: Ensino de gramática;Língua portuguesa;Prática pedagógica
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GOMES, Marlison Soares. A gramática pedagógica do Português Brasileiro (BAGNO, 2012) e o ensino de gramática. Orientadora: Ediene Pena Ferreira. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/311. Acesso em:.
Abstract: The teaching of LP (Portuguese language) and, as the consequence of this, grammar teaching needs updating. With the advent of linguistic science in Brazil, numerous researchers dedicated themselves to the study of the facts / phenomena of authentic uses of the language. However, the results of language research have failed enter the basic education environment as it should, and therefore, there are barriers that need to be overcome. This work, with an analytical conceptual character, aims to investigate the conception of grammar teaching in the GPPB (Brazilian Portuguese Pedagogical Grammar, Bagno, 2012). The research chose as guiding questions four questions: What is grammar? What is teach grammar? Why teach grammar? How can one teach grammar?, which maintains connections with one another, because the teaching of grammar (what is / for what / how) depends on a clear and solid definition of the term "grammar". The answers found may allow the articulation between the grammar produced by a contemporary Brazilian linguist and the teaching of LP, contributing to the incorporation of results of the linguistic research to the pedagogical practice of the professionals who act as Portuguese teachers, whether as mother tongue or foreign language. With the research, it was possible to perceive the polysemy of the term "grammar" and the provisional "grammar of a language", because it is in an uninterrupted production process, and also to maintain regularities that allow to apprehend and analyze it. Grammar teaching may not want to pass on to students what does not exist (or cease to exist) in the language, but must be honest to the extent that it makes possible the contact with a diverse variety of oral and written texts of their language. Grammar is taught (or language) so that the learner is able to manifest effectively in all social contexts, using all possible resources that language offers to interaction. How you are going to teach is a delicate matter and what you find is still not enough. In this work we find much more "what to teach" than "how to teach", but some suggestion appears. It should be emphasized that it is not in the interest of this research to propose methodologies, but to reflect on the grammar teaching proposals found in the GPPB.
Resumo: O ensino de LP (língua portuguesa) e, como consequência deste, o ensino de gramática precisa de atualizações. Com o advento da ciência linguística no Brasil, inúmeros pesquisadores se dedicaram ao estudo dos fatos/fenômenos de usos autênticos da língua. Contudo, os resultados das pesquisas linguísticas não conseguiram (não conseguem) adentrar o ambiente da educação básica como deveriam, e, portanto, há barreiras que precisam ser ultrapassadas. Este trabalho, de caráter conceitual analítico, tem como meta investigar a concepção de ensino de gramática na GPPB (Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, Bagno, 2012). A pesquisa elegeu como questões norteadoras quatro perguntas: O que é gramática? O que é ensinar gramática? Para que ensinar gramática? Como se poderia ensinar gramática?, que mantém conexões entre si, porque o ensino de gramática (o que é/para que/como) depende de uma clara e sólida definição do termo “gramática”. As respostas encontradas podem possibilitar a articulação entre a gramática produzida por um linguista brasileiro contemporâneo e o ensino de LP, contribuindo com a incorporação de resultados da pesquisa linguística à prática pedagógica dos profissionais que atuam como professores de português, seja enquanto língua materna ou língua estrangeira. Com a pesquisa foi possível perceber a polissemia do termo “gramática” e a provisoriedade da “gramática de uma língua”, por estar em ininterrupto processo de produção, e também por manter regularidades que permitem apreendê-la e analisá-la. O ensino de gramática não pode querer repassar aos alunos aquilo que não existe (ou deixou de existir) na língua, mas deve ser honesto ao ponto de tornar possível o contato com uma diversificada variedade de textos orais e escritos de sua língua. Ensina-se gramática (ou língua) para que o aprendiz tenha condições de se manifestar eficientemente em todos os contextos sociais, utilizando todos os recursos possíveis que a língua oferece à interação. Como se vai ensinar é uma questão delicada e o que se encontra ainda é pouco. Neste trabalho encontra-se muito mais “o que ensinar” do que “como ensinar”, mas alguma sugestão aparece. Ressalta-se que não é interesse da presente pesquisa propor metodologias, mas fazer uma reflexão sobre as propostas de ensino de gramática encontradas na GPPB.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/311
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_GramáticaPedagógicaPortuguês.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons