Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/312
Título: Cognições de educadores/cuidadores de instituição de acolhimento sobre atividades lúdicas e habilidades sociais
metadata.dc.creator: SILVA, Andréa Imbiriba da
Palavras-chave: Atividades lúdicas;Cognições;Educadores;Habilidades sociais;Cuidadores
Data do documento: 27-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Andréa Imbiriba da. Cognições de educadores/cuidadores de instituição de acolhimento sobre atividades lúdicas e habilidades sociais. Orientadora: Irani Lauer Lellis. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/312. Acesso em:.
Abstract: The research entitled "Cognitions of Educators / Caregivers of Host Institution on Play Activities and Social Skills" has as a locus the Reception Center in Santarém. Its objective was to investigate the cognitions of the team of educators / caregivers about play activities in the development of the social skills of the children. Specifically, it proposes: I) to raise the sociodemographic profile of the educators / caregivers of the Reception Center; II) to identify the types of play activities developed by the caregiver / caregivers of the Casa de Acolhimento; III) to know the cognitions of the team of educators / caregivers regarding play activities and social skills; and IV) analyze the knowledge of the team of educators / caregivers about the possible relationship between play activities and social skills. It is important to study the cognitions of the educators / caregivers, that is, their conceptions, beliefs, ideas, goals and practices, to provide insights into the aspects of cognition, and to understand how attitudes taken by educators directly influence behavior and development of child. The sample of this research was composed by educators / caregivers of the host house of Santarém-PA. The study is an exploratory and descriptive field research developed from the assumptions of qualitative research. The instruments for data collection used were: sociodemographic questionnaire and semi-structured interview. Data were analyzed using descriptive statistics and the Collective Subject Discourse (DSC) technique, respectively. The theoretical basis is based on the studies referring to the themes. The relevance of this research is related to the improvement of the care of children and adolescents in shelters and, with this assistance, also being able to contribute to the development of the reception. The results point out that for educators / caregivers there are still many challenges for working within the host family. Thus, the participants reveal positive cognitions regarding the development of playful moments within the host context. However, they may have difficulty in developing such activities, as they are not qualified for this purpose, believing that this is a function of the house teacher. With regard to social skills, it is understood that these are linked to activities outside the host family. However, participants understand that play activities can contribute to the development of social skills.
Resumo: A pesquisa intitulada “Cognições de Educadores/Cuidadores de Instituição de Acolhimento sobre Atividades Lúdicas e Habilidades Sociais” tem como lócus o Centro de Acolhimento em Santarém. Seu objetivo foi investigar as cognições da equipe de educadores/cuidadores sobre atividades lúdicas no desenvolvimento das habilidades sociais das crianças acolhidas. Especificamente, propõe: I) levantar o perfil sociodemográfico dos educadores/cuidadores do Centro de Acolhimento; II) identificar os tipos de atividades lúdicas desenvolvidas pelos educadores/cuidadores da Casa de Acolhimento; III) conhecer as cognições da equipe de educadores/cuidadores a respeito de atividades lúdicas e habilidades sociais; e IV) analisar o conhecimento da equipe de educadores/cuidadores acerca da possível relação entre atividades lúdicas e habilidades sociais. Estudar as cognições dos educadores/cuidadores, isto é, suas concepções, crenças, ideias, metas e práticas, é importante por fornecer subsídios para a compreensão dos aspectos da cognição, sendo possível entender como as atitudes tomadas por educadores influenciam diretamente o comportamento e desenvolvimento da criança. A amostra desta pesquisa foi composta por educadores/cuidadores da casa de acolhimento de Santarém-PA. O estudo é uma pesquisa de campo do tipo exploratória e descritiva desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados utilizados foram: questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) respectivamente. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos referentes às temáticas. A relevância desta pesquisa está relacionada ao melhoramento do atendimento de crianças e adolescentes em casas de acolhimento e, com esse atendimento, também em poder contribuir com o desenvolvimento do acolhido. Os resultados apontam que para os educadores/cuidadores ainda existem muitos desafios para a atuação dentro da casa de acolhimento. Assim, os participantes revelam cognições positivas em relação ao desenvolvimento de momentos lúdicos dentro do contexto de acolhimento. Entretanto, demostram ter dificuldades para desenvolver tais atividades, pois não se acham capacitados para este fim, acreditando que esta é uma função da pedagoga da casa. Com relação às habilidades sociais, entende-se que estas estão ligadas a atividades fora da casa de acolhimento. No entanto, os participantes compreendem que as atividades lúdicas podem contribuir com o desenvolvimento das habilidades sociais.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/312
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_CogniçõesEducadoresCuidadores.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons