Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Título: ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Toni Aldenis Ferreira
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino;Matemática;Van Hiele - modelo matemático
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SILVA, Toni Aldenis Ferreira. ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/321 Acesso em:
Resumo: Este trabalho apresenta uma sequência de atividades baseadas no modelo do casal Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico voltada para alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida com o objetivo de contribuir para a construção do conceito de área de figuras planas, bem como para a atribuição de significado para as fórmulas utilizadas com a finalidade de calcular a área de triângulos e retângulos. Ele foi desenvolvido em três etapas, na primeira foi realizado o levantamento bibliográfico que serviu de embasamento teórico para o planejamento das ações que seriam realizadas; na segunda etapa ocorreu a concretização das ações planejadas por meio de sua execução em sala de aula com os 43 alunos participantes da pesquisa; quanto a terceira etapa, esta consistiu na análise dos registros escritos deixados pelos discentes durante a resolução das atividades desenvolvidas na pesquisa, a partir destes registros, ancorados nos níveis propostos pelo modelo do casal Van Hiele, notou-se a evolução dos discentes no que diz respeito a compreensão do cálculo das áreas do triângulo e do retângulo, bem como seu empenho na realização das atividades propostas. Apesar da metodologia utilizada permitir uma aprendizagem significativa para o aluno, verificase a necessidade de mais tempo para realização da mesma em contraposição a abordagens tradicionais, o que provoca reflexões acerca da forma como está estruturado hoje o sistema de ensino brasileiro.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/321
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ÁreasDeFigurasPlanas.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons