Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/358
Título: Educomunicação: práticas e desafios do uso do rádio nas escolas Rotary e Madre Imaculada, em Santarém
metadata.dc.creator: SANTOS, Joelma Viana
Palavras-chave: Rádio Escolar;Educomunicação;Santarém (PA);Rotary;Madre Imaculada
Data do documento: 29-Ago-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Joelma Viana. Educomunicação: práticas e desafios do uso do rádio nas Escolas Rotary e Madre Imaculada, em Santarém. Orientador: Doriesdson Alves de Almeida. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/358. Acesso em:.
Abstract: The use of radio as a pedagogical resource in the Rotary and Mother Immaculate schools, in the city of Santarém, was the object of this research, aiming to understand, if this communication media still has pedagogical potential for the learning of children and adolescents, and if This fact favors the protagonism of the students involved in the process. In this perspective a case study was carried out, using school radio, through the project Tuning of Education in the Rotary School, and also a research participant in Radio Fala, guys! from the Immaculate Mother School. Before immersing in the universe of schools, it was made a journey through the history of radio in Brazil, considering how this vehicle became popular and an educational tool. In the same way, we tried to understand how education and communication intersect until reaching what today the most recent researchers call educommunication. To reach that purpose, we had as methodological articulation, research bibliographic and documentary research, as well as interviews with the actors involved and observation. It was found that the Department of Education of the municipality does not have a record of Santarém radio schools. And that the object of investigation opens countless possibilities in school, even with deficiencies that can only be corrected with the involvement of the State.
Resumo: O uso do rádio como recurso pedagógico nas escolas Rotary e Madre Imaculada, no município de Santarém, oeste do Pará, foi o objeto de estudo desta pesquisa com o objetivo de compreender se esta mídia de comunicação ainda apresenta potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de crianças e adolescentes, e se de fato favorece o protagonismo dos estudantes envolvidos no processo. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso do uso da rádio escolar, através do projeto Sintonia da Educação na Escola Rotary, e uma pesquisa participantes na Rádio Fala, Galera! da escola Madre Imaculada. Antes de imergir no universo das escolas fez-se um percurso pela história do rádio no Brasil, observando-se como este veículo tornou-se popular e uma ferramenta de educação. Da mesma forma buscou-se entender como a educação e comunicação se cruzam até chegar ao que hoje os pesquisadores mais recentes chamam de educomunicação. Utilizou-se como método de investigação pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores envolvidos e observação. Verificou-se que a Secretaria de Educação do município não tem um registro das rádios escolares de Santarém. observou-se ainda, que o objeto de investigação abre inúmeras possibilidades na escola, mesmo apresentando deficiências que só podem ser corrigidas com o envolvimento do Estado.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/358
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Educomunicaçãopráticasdesafios.pdf7,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons