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Título: O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas
metadata.dc.creator: FARIAS, Anniê da Silva
Palavras-chave: Políticas públicas;Educação Integral;Programa Mais Educação;Professor
Data do documento: 10-Out-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: FARIAS, Anniê da Silva. O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas. Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/364. Acesso em:.
Abstract: This research has as object of investigation the teacher's perception about the implementation of the Mais Educação / PME Program in two schools of the Municipal Education Network in Santarém-PA having as a temporal clipping the period from 2009 to 2015. The research is inserted in the line research, History, Politics and Educational Management in the Amazon, and its general objective was to discuss the teachers' perception about the SME as a diffuser of Integral Education in the Municipal Education Network of Santarém. And, for specific objectives: (i) Investigate the Mais Educação Program within two schools of the Santarém Municipal Education Network; (ii) discuss the implementation of the More Education Program from the point of view of educators from two municipal schools in Santarém and; (iii) present the SME from the teachers' perception. The research was developed in two municipal schools selected from previously defined criteria. As instruments for data collection we used documentary research, questionnaires and semi-structured interviews. For the field research, we applied questionnaires to those involved in the school community. The interviews were conducted only with the teachers, totaling five participants. The theoretical basis of the research is in the studies of Coelho (1998, 2009), Gadotti (2009), Moll (2010, 2012, 2015), Paro (1988, 2009), Goncalves (2006) and Cavaliere (2007). The results of this research are presented in two moments: the description of the More Education Program in the two schools investigated; and the presentation and discussion of the SME from the teachers' view of the two schools. The perceptions of the teachers interviewed are based on three categories, which are the analysis categories of this research, namely: physical structure; peer exchange and; student development. Comprehensive education encompasses all the efforts that the school should make to work on the student's social, psychological, pedagogical and affective aspects, but teachers saw the program as more education as a reinforcement when, in fact, this was an opportunity for the student to go beyond what the school offers today.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a percepção do professor acerca da implementação do Programa Mais Educação/PME em duas escolas da Rede Municipal de Ensino em Santarém-PA, tendo como recorte temporal o período entre 2009 a 2015. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacional na Amazônia, e teve por objetivo geral discutir a percepção dos professores sobre o PME como difusor da Educação Integral em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santarém. E, por objetivos específicos: (i) investigar o Programa Mais Educação no âmbito de duas escolas da rede Municipal de Ensino de Santarém; (ii) analisar aimplementação do Programa Mais Educação a partir da visão dos educadores das duas escolas e; (iii) apresentar e discutir o PME a partir da percepção dos professores. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas municipais selecionadas a partir de critérios previamente definidos. A pesquisa foi realizada através de estudo documental e pesquisa de campo, esta com aplicação de questionários e entrevista semiestruturada com os professores, totalizando cinco participantes. O embasamento teórico está apoiado nos estudos de Coelho (2009), Gadotti (2009), Moll (2012), Paro (1988, 2009), Goncalves (2006) e Cavaliere (2007). Os resultados desta pesquisa se apresentam em dois momentos: a descrição do Programa Mais Educação nas duas escolas investigadas; e a apresentação e discussão do PME a partir da visão dos professores das duas escolas. As percepções dos professores entrevistados assentam-se em três categorias, a saber: estrutura física; troca entre pares e; desenvolvimento do aluno. O esudo revela que apesar dos esforços por parte da gestão em fazer com que o programa tivesse plena realização em suas unidades, a infraestrutura do ambiente escolar era insuficiente. A sensação de não pertencimento do PME nas escolas ficou evidente nas falas dos professores ao afirmarem que o programa estava apenas usando o prédio escolar. Além disso, outro fator preponderante nesta pesquisa foi a ausência de organização, de reuniões e de formação continuada para os oficineiros e professores envolvidos. O que os professores realizavam para tentarem ter um bom rendimento, mesmo que pouco expressivo, eram as trocas entre pares, ou seja, a troca de experiências e o convívio com o outro contribuía com a prática educativa. Entendemos que a formação integral engloba todos os esforços que a escola deveria promover para que fossem trabalhados os aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos do aluno, porém, os professores viam o programa mais educação como reforço escolar, quando este poderia ser uma oportunidade para o desenvolvimento integral do aluno.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/364
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