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Título: A matemática comercial como ferramenta necessária para a educação e formação da cidadania do ser humano
metadata.dc.creator: VOJTA, Ricardo William Ramírez
Palavras-chave: Matemática comercial;Proporcionalidade;Regra de três;Percentual;Valor percentual
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: VOJTA, Ricardo William Ramírez. A matemática comercial como ferramenta necessária para a educação e formação da cidadania do ser humano. Orientador: Sebastian Mancuso. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/386 Acesso em:
Resumo: A matemática comercial tem inúmeras aplicações na nossa vida cotidiana. A proporcionalidade é um dos conceitos que mais estão presentes em nossas atividades tanto doméstica, escolares quanto profissionais, e é um dos alicerces da matemática comercial. Embora se tenha em mente que matemática comercial trabalha somente com dinheiro, neste trabalho veremos que mais do que imaginamos, as ferramentas de matemática comercial, principalmente proporções, regras de três e porcentagem, são diariamente vistas e utilizadas nas atividades mais simples de nosso dia-a-dia. Além disso, estabelece-se a diferença entre porcentagem e taxa percentual, que em várias situações são utilizadas como palavras sinônimas. As relações matemáticas existem mesmo que uma pessoa não saiba identifica-las por meio de cálculos formais. Empiricamente, mesmo sem estudos formais, o ser humano entende a proporção existente nas relações matemáticas, principalmente as que envolvem dinheiro (compra e venda), pois diariamente realizam essas condutas. Em grande parte desta obra, observa-se que vários problemas podem ser resolvidos por meio de regra de três ao invés de fórmulas predeterminadas. Também apresentamos formas alternativas de resolução de problemas, onde as fórmulas são desenvolvidas a partir de situações cotidianas e não somente colocadas prontas, como aparecem na maioria dos livros didáticos. Abrimos espaço para a possibilidade de uso de calculadoras eletrônicas e planilhas eletrônicas na resolução de alguns exercícios. Dessa forma, os assuntos mais comuns observados por todos nós, como os relacionados à inflação, aumento salarial, reajuste dos preços de energia elétrica e combustíveis, variação do preço das moedas estrangeiras, desvalorização da moeda real, e outros tantos assuntos que são bastante conhecidos por todos nós, são elementos que estão apresentados de modo prático neste trabalho de pesquisa.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/386
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