Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | TANAKA FILHO, Mário | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-28T13:55:46Z | - |
dc.date.available | 2021-02-28T13:55:46Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Márcio Conceição Bessa de. Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2015. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Matemática - Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola secundária | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos últimos anos muito se discute sobre o ensino de Matemática, as dificuldades de aprendizagem e as várias metodologias utilizadas pelo professor em salas de aula na sua prática cotidiana. O uso das histórias em quadrinhos é uma delas. A sua utilização nas aulas de Matemática pode ser uma forma de estimulo, para que os estudantes criem suas próprias histórias envolvendo o conteúdo matemático e mostrando que esta disciplina pode ser trabalhada de forma descontraída e atraente sem perder o rigor. Este trabalho apresenta uma experiência com alunos de uma turma de 2º. Ano do Ensino Médio, envolvendo a construção de histórias em quadrinhos que abordam assuntos referente a disciplina de Matemática. A metodologia utilizada envolveu os professores de Artes, Língua Portuguesa e Matemática, que desenvolveram oficinas sobre quadrinhos, e a participação dos estudantes que foram os autores das hq’s que veremos durante o trabalho. Apresenta também a análise, de três das seis histórias, que foram construídas, feita pelos três professores visando identificar os elementos que são utilizados na construção das hq’s e se o conteúdo de Matemática foi desenvolvido nas histórias de forma adequada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Márcio Conceição Bessa de | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ConstruçãodeHistórias.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons