Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1TANAKA FILHO, Mário-
dc.date.accessioned2021-02-28T13:55:46Z-
dc.date.available2021-02-28T13:55:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Márcio Conceição Bessa de. Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2015. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemática - Metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectEscola secundáriapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleConstrução de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos muito se discute sobre o ensino de Matemática, as dificuldades de aprendizagem e as várias metodologias utilizadas pelo professor em salas de aula na sua prática cotidiana. O uso das histórias em quadrinhos é uma delas. A sua utilização nas aulas de Matemática pode ser uma forma de estimulo, para que os estudantes criem suas próprias histórias envolvendo o conteúdo matemático e mostrando que esta disciplina pode ser trabalhada de forma descontraída e atraente sem perder o rigor. Este trabalho apresenta uma experiência com alunos de uma turma de 2º. Ano do Ensino Médio, envolvendo a construção de histórias em quadrinhos que abordam assuntos referente a disciplina de Matemática. A metodologia utilizada envolveu os professores de Artes, Língua Portuguesa e Matemática, que desenvolveram oficinas sobre quadrinhos, e a participação dos estudantes que foram os autores das hq’s que veremos durante o trabalho. Apresenta também a análise, de três das seis histórias, que foram construídas, feita pelos três professores visando identificar os elementos que são utilizados na construção das hq’s e se o conteúdo de Matemática foi desenvolvido nas histórias de forma adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSOUSA, Márcio Conceição Bessa de-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ConstruçãodeHistórias.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons