Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397
Título : Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio
metadata.dc.creator: SOUSA, Márcio Conceição Bessa de
Palabras clave : Matemática - Metodologia de ensino;Escola secundária;História em quadrinhos
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : SOUSA, Márcio Conceição Bessa de. Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2015. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos muito se discute sobre o ensino de Matemática, as dificuldades de aprendizagem e as várias metodologias utilizadas pelo professor em salas de aula na sua prática cotidiana. O uso das histórias em quadrinhos é uma delas. A sua utilização nas aulas de Matemática pode ser uma forma de estimulo, para que os estudantes criem suas próprias histórias envolvendo o conteúdo matemático e mostrando que esta disciplina pode ser trabalhada de forma descontraída e atraente sem perder o rigor. Este trabalho apresenta uma experiência com alunos de uma turma de 2º. Ano do Ensino Médio, envolvendo a construção de histórias em quadrinhos que abordam assuntos referente a disciplina de Matemática. A metodologia utilizada envolveu os professores de Artes, Língua Portuguesa e Matemática, que desenvolveram oficinas sobre quadrinhos, e a participação dos estudantes que foram os autores das hq’s que veremos durante o trabalho. Apresenta também a análise, de três das seis histórias, que foram construídas, feita pelos três professores visando identificar os elementos que são utilizados na construção das hq’s e se o conteúdo de Matemática foi desenvolvido nas histórias de forma adequada.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/397
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_ConstruçãodeHistórias.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons