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https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | DINIZ, Hugo Alex Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-28T14:39:38Z | - |
dc.date.available | 2021-02-28T14:39:38Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MADURO, Vanessa Pires Santos. Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático. Orientador: Hugo Alex Carneiro Diniz. 2015. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia | pt_BR |
dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.title | Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou analisar como ocorrem as organizações matemáticas e didáticas utilizadas por professores de matemática do 1º ano do ensino médio para organizar o estudo de Função Quadrática. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas da professora participante, entrevista com questões semiestruturadas, e análise do livro didático utilizado pela docente. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, e, para a análise das organizações matemáticas, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático – TAD, em que buscamos identificar o conceito e os componentes de uma praxeologia: tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Para a análise das praxeologias didáticas, utilizamos os seis momentos de estudo, propostos por Chevallard dentro da TAD. Dentre os resultados obtidos, observamos que as práticas efetivas na sala de aula valorizam o momento do trabalho das técnicas, e, de acordo com Bosch e Gascón (2001), essas organizações podem ser chamadas de organizações didáticas tecnicistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | MADURO, Vanessa Pires Santos | - |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_UmEstudodaPrática.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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