Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Título : Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático
metadata.dc.creator: MADURO, Vanessa Pires Santos
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino;Praxeologia;Teoria antropológica do didático
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : MADURO, Vanessa Pires Santos. Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático. Orientador: Hugo Alex Carneiro Diniz. 2015. 58f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401 Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa buscou analisar como ocorrem as organizações matemáticas e didáticas utilizadas por professores de matemática do 1º ano do ensino médio para organizar o estudo de Função Quadrática. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas da professora participante, entrevista com questões semiestruturadas, e análise do livro didático utilizado pela docente. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, e, para a análise das organizações matemáticas, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático – TAD, em que buscamos identificar o conceito e os componentes de uma praxeologia: tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Para a análise das praxeologias didáticas, utilizamos os seis momentos de estudo, propostos por Chevallard dentro da TAD. Dentre os resultados obtidos, observamos que as práticas efetivas na sala de aula valorizam o momento do trabalho das técnicas, e, de acordo com Bosch e Gascón (2001), essas organizações podem ser chamadas de organizações didáticas tecnicistas.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Aparece en las colecciones: Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_UmEstudodaPrática.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons