Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Título: A cultura amazônica como conteúdo de ensino nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de ensino para o 8º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: REIS, Jose Odiley Azevedo dos
Palavras-chave: Narrativas Amazônicas;Reconto;Produção de textos;Textos orais/escritos
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: REIS, José Odilei Azevedo dos. A cultura amazônica como conteúdo de ensino nas aulas de língua portuguesa: uma proposta de ensino para o 8º ano do ensino fundamental. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/423. Acesso:
Abstract: This work constitutes a teaching proposal that consists of the use of the Amazonian narratives as pedagogical content for the work in the classrooms of Elementary School II, in the municipality of Juruti - pá, in activities of reading and production of oral and / or written texts and linguistic analysis. Here, we will understand the language as a dialogical, ideological and heterogeneous phenomenon, resulting from the social interaction between individuals. The retelling of these stories in the classroom by the students brings to the fore questions inherent in the formation of the Amazonian people such as the environment, diverse prejudices and other subjects that are of relevant importance for the debate and the construction of the citizenship of our students. These narratives serve as a socio-cultural resistance movement of our Region in the struggle for more space and emancipation. All those who work in the teaching-learning process of the Amazon Region that the values and customs prioritized within the school are those of the great centers know it. The information inherent in our culture and the habits of our people are not incorporated into the pedagogical practices of the school, therefore, the choice to work with the narratives of the Amazonian imaginary, which serves as a link between the social context of students and school activities. The activities of this intervention are elaborated within the context of the most diverse genres of discourse that are part of the students' daily routine. The theoretical framework that guides this research has authors who discuss the language within their use questions and practices, in a dialogical and interactional way, such asAntunes (2012), Vygotsky (1999); Dolz&Schneuwly (2004) and Marcuschi (2010) and other authors that deal with Brazilian culture and folklore such as Câmaracascudo (2011).
Resumo: Este trabalho constitui uma proposta de ensino que consiste na utilização das narrativas amazônicas como conteúdo pedagógico para o trabalho nas salas de aulas do Ensino Fundamental II, no Município de juruti - pá, em atividades de leitura e produção de textos orais e/ou escritos e analise linguística. Aqui, entenderemos a língua como um fenômeno dialógico, ideológico e heterogêneo, resultante da interação social entre os indivíduos. O reconto dessas histórias, em sala de aula, pelos alunos traz à tona questões inerentes à formação do povo amazônida como: meio ambiente, preconceitos diversos e outros temas que são de relevante importância para o debate e a construção da cidadania de nossos alunos. Estas narrativas servem de movimento de resistência sociocultural de nossa Região na luta por mais espaço e emancipação. É sabido por todos aqueles que atuam no processo de ensino-aprendizagem da Região Amazônica que os valores e costumes priorizados no seio da escola são os dos grandes centros. As informações inerentes a nossa cultura e os hábitos do nosso povo não estão incorporados as práticas pedagógicas escolares, por isso, a escolha de trabalhar com as narrativas do imaginário amazônico, que serve de elo entre o contexto social dos alunos e as atividades escolares. As atividades desta intervenção estão elaboradas dentro do contexto dos mais diversos gêneros do discurso que fazem parte do dia a dia dos alunos. O referencial teórico que norteia essa pesquisa, possui autores que discutem a linguagem dentro de suas questões de uso e práticas, de forma dialógica e interacional, como: Antunes (2012), Moura (2009), Geraldi (2012), Dolz & Schneuwly (2004) Marcuschi (2010) e outros autores que versam sobre a cultura e folclore brasileiro.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/423
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CulturaAmazonicaComo.pdf9,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons