Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/425
Título: O ensino do artigo de opinião na perspectiva da olimpíada de Língua Portuguesa
metadata.dc.creator: MOREIRA, Maria Simone da Costa
Palavras-chave: Ensino;Artigo de opinião;Olimpíada de Língua Portuguesa
Data do documento: 21-Nov-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOREIRA, Maria Simone da Costa. O ensino do artigo de opinião na perspectiva da olimpíada de Língua Portuguesa. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/425. Acesso:
Abstract: This work sought to answer, from a qualitative interpretative research study, ethnographic and applied nature, the following questioning: What are the prospects, the models and the development possibilities of the Portuguese language teaching based on didactic sequence, with reference to the opinion article? In other words: What contributions the teaching model of the Portuguese Language Olympics can bring to the Portuguese language teaching? The overall objective was to investigate as proposed and how it performs under the Portuguese Language Olympics, the teaching of genre opinion article through action research in the High School São José in the city of Óbidos-Pará. The methodology used was observation and focal groups. In the working path, I approached the Portuguese teaching in various perspectives: traditional, from texts, from the genre as articulator element and using the methodology of the Portuguese Language Olympics that uses the didactic sequence for the gender education. The intention was to discuss the perspectives that contribute to improving the linguistic performance of students, helping to read and write according to the situation, as this is the biggest challenge of the Portuguese-speaking teachers. The result of the work points to: a teaching positive Portuguese language through didactic proposal sequence by the PLO for teaching a genre; the didactic sequence is revealed as a powerful tool for the development of critical and argument on the student as well as for the development of reading and writing texts; more trained teachers - who had the opportunity to meet and implement a promising Portuguese language teaching methodology - and students who have developed more experience in reading and text production, especially in the genre opinion article.
Resumo: Este trabalho buscou responder, a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, à seguinte problematização: Quais as perspectivas, os modelos e as possibilidades de desenvolvimento do ensino de língua portuguesa com base na sequência didática, tomando como referência o artigo de opinião? Em outras palavras: Que contribuições o modelo de ensino da Olimpíada de Língua Portuguesa pode trazer para o ensino de língua portuguesa? O objetivo geral foi investigar como se propõe e como se realiza, no âmbito da Olimpíada de Língua Portuguesa, o ensino do gênero Artigo de Opinião, por meio de uma pesquisa-ação na Escola Estadual de Ensino Médio São José, no município de Óbidos-Pará. A metodologia adotada foi a observação e a técnica dos grupos focais. No percurso do trabalho, abordei o ensino de português nas várias perspectivas: tradicional, a partir de textos, a partir do gênero como ele-mento articulador e por meio da metodologia da Olimpíada de Língua Portuguesa que utiliza a sequência didática para o ensino do gênero. A intenção foi discutir as perspectivas que contribuem para melhorar o desempenho linguístico dos estudantes, colaborando para que leiam e escrevam conforme a situação, já que este é o maior desafio dos professores de língua portuguesa. O resultado do trabalho aponta para: um ensino de língua portuguesa positivo por meio da sequência didática proposta pela OLP para o ensino de um gênero; a sequência didática desvela-se como um instrumento potente para o desenvolvimento da criticidade e argumentação no aluno, bem como para o desenvolvimento da leitura e escrita de textos; professores mais formados – que tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar uma metodologia de ensino da língua portuguesa promissora – e alunos que desenvolveram maior experiência em leitura e produção de texto, em especial, no gênero artigo de opinião.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/425
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinodoArtigodeOpiniao.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons