Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Título: Ativo Biológico e os custos de movimentação da riqueza patrimonial: o manejo florestal comunitário e familiar no PDS Virola Jatobá
metadata.dc.creator: BATISTA, Frank Reginaldo Oliveira
Palavras-chave: Custos de produção;Riqueza inclusiva;Políticas públicas
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: BATISTA, Frank Reginaldo Oliveira. Ativo Biológico e os custos de movimentação da riqueza patrimonial: o manejo florestal comunitário e familiar no PDS Virola Jatobá. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/427. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar o resultado econômico do manejo florestal comunitário e familiar no projeto de assentamento PDS Virola Jatobá, localizado no município de Anapú-Pa, contextualizando a riqueza inclusiva proporcionada pelas políticas públicas de acesso à terra e ao uso econômico de bens comuns em projetos de assentamentos coletivos. O presente estudo se justifica porque o Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (PMCF) enfrenta dificuldades internas e externas em sua implementação devido seus altos custos e complexidade, contrastando com a baixa capacidade técnica e organizacional dos beneficiários para gerir empreendimentos de grande porte num cenário de invasões e grilagem de terras em projetos de assentamentos. Ausência de mensuração e contabilização dos recursos públicos alienados às comunidades beneficiárias também se refletem em falta de transparência e controle. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico e documental, onde se levantou dados que permitiram mensurar o valor da terra nua, do ativo biológico, do estoque de produto florestal e dos gastos realizados para movimentação dessa riqueza patrimonial. Os resultados da pesquisa permitiram avaliar a capacidade econômica da exploração madeireira identificando a viabilidade do manejo florestal nos moldes do PMCF, entretanto, o cenário envolvendo conflitos, invasão, grilagem e desmatamento ilegal ocasionou uma perda de 3,96% na riqueza patrimonial do PDS Virola Jatobá durante os três anos de execução de exploração florestal na UPA 06/2015.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/427
Aparece nas coleções:Dissertações em Ciências da Sociedade (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-AtivosBiológicoseosCustos.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons