Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Título : (In)adequações curriculares no ensino de Língua Portuguesa: planos de ensino e práticas docentes de três escolas no município de Santarém
metadata.dc.creator: TAVARES, Mariley Simone Corrêa
Palabras clave : Ensino;Currículo;Língua Portuguesa;Prática Docente
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : TAVARES, Mariley Simone Corrêa. (In)adequações curriculares no ensino de Língua Portuguesa: planos de ensino e práticas docentes de três escolas no município de Santarém. Orientador: Roberto do Nascimento Paiva. 2016. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/441. Acesso:
Resumen : The following research project intends to contribute so that reflections about the teaching of the Portuguese Language are made following the reading-writing-orality axis and to do so it followed to following methodological referrals: theoretical support that consisted on the research and theoretical study about the works already developed about the theme and empirical study that unfolded in five stages, which were: formalization of research; reading and analysis of the Teaching Plan for the city of Santarém, state of Pará; reading and analysis of the Pedagogical Political Projects of the overserved schools; application of the questionnaires to the observed teachers’ and non-participant observation. The general goal of this project consisted of analyzing in what level are the curricular and teaching (in)adequacies in what concerns the teaching of the Portuguese Language on the 9th year of the Fundamental Teaching II (equivalent to freshman year of high school) in three schools of the city’s public districts in the municipality of Santarém-PA. The specific goals of this research are: discuss the legal, pedagogical, and didactic context of the curriculum of the researched schools in what refers to the teaching of the Portuguese Language; identify the methodological tools used by the Portuguese professors. In face of this, field research had the following problematic: how is the teaching of the Portuguese Language providing moments that allow the construction of knowledge, if the subjects that start the movement of the teaching-learning axis, are, most likely, on the wrong way? And to what point do the probable curricular (in)adequacies of these subjects hurt or guarantee the learning rights of the students?
metadata.dc.description.resumo: presente trabalho de pesquisa visa contribuir para que reflexões acerca do ensino de Língua Portuguesa sejam feitas seguindo o eixo leitura-escrita-oralidade e para tanto seguiu os seguintes encaminhamentos metodológicos: suporte teórico que consistiu na pesquisa e estudo teórico acerca de trabalhos já desenvolvidos sobre o tema e estudo empírico que se desdobrou em cinco etapas, que foram elas: Formalização da pesquisa; Leitura e análise do Plano de Ensino do município de Santarém-Pará; Leitura e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas observadas; Aplicação dos questionários às professoras observadas; Observação não-participante. O objetivo geral deste trabalho consistiu em analisar em que medida estão às (in)adequações curriculares e docentes no que se referem ao ensino de Língua Portuguesa no 9º ano do Fundamental II em três escolas da rede municipal de ensino do município de Santarém - Pará. Já os objetivos específicos são: Discutir o contexto legal, pedagógico e didático dos Currículos das escolas pesquisadas no que se referem ao ensino de Língua Portuguesa; Observar professores e suas práticas para que estas fossem analisadas até que ponto encontram-se na contramão com as diretrizes e documentos que postulam e regem o ensino de Língua Portuguesa; Identificar os instrumentos metodológicos e didáticos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa. Diante disso foi-se a campo com a seguinte problemática: Como o ensino de Língua Portuguesa está proporcionando momentos que possibilitem a construção do conhecimento, se os sujeitos que iniciam o movimento do eixo ensino-aprendizagem, encontram-se, provavelmente, na contramão? E até que ponto as prováveis (in)adequações curriculares desses sujeitos ferem ou garantem os direitos de aprendizagem dos educandos?
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_InAdequacaoCurriculares.pdf906,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons