Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/443
Título: Narrativas amazônicas: uma proposta de ensino com a literatura Brasileira de expressão amazônica
metadata.dc.creator: SANTOS, Wilder Max Vieira dos
Palavras-chave: Leitura literária;Proposta de ensino;Literatura Brasileira;Expressão Amazônica;Narrativas Amazônicas
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SANTOS, Wilder Max Vieira dos. Narrativas amazônicas: uma proposta de ensino com a literatura Brasileira de expressão amazônica. Orientador: Edivaldo da Silva Bernardo. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/443. Acesso:
Abstract: In view of the importance of the literature in Portuguese language classes, this dissertation aimed to present and develop a teaching proposal consist of a sequence of intervention activities that assist in the formation of readers in this perspective of language , from a work with the amazon narrative, through practices reading textual production written and analysis literary of elementary school . The point of theoretical view, the importance of this proposal is to receive work with literature from a regional perspective. In order to deconstruction paradigms and prejudices with the local culture expressed through the social inequalities and educational historically built. From the social point of view, this dissertation allowed that the work with Brazilian literature of amazon expression, you can meet the real needs of Elementary School students. This way the work was based on a methodology that materialized initially in the bibliographical research, late was prepared and applied the proposed teaching whose the results were considered satisfactory, the way that students acquired new knowledge and realized as part of the process . So, this proposal is constituted as didactic pedagogical product that can be flexible considering the reality of each school environment. However we hope contribute to the process of elementary school students, favoring not only the construction of their reading formation, but the gradual evolution of their literary consciousness.
Resumo: Em face da importância da leitura literária nas aulas de língua portuguesa, esta dissertação teve como objetivo apresentar e desenvolver uma proposta de ensino constituída de uma sequência de atividades interventivas que auxiliem na formação de leitores nessa perspectiva da língua, a partir de um trabalho com as narrativas amazônicas, através de práticas de leitura, oralidade, produção textual escrita e análise literária em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Do ponto de vista teórico, a importância dessa proposta está em conceber o trabalho com a literatura a partir de uma perspectiva regional, no sentido de se desconstruir paradigmas e preconceitos com a cultura local, expressos através das desigualdades sociais e educacionais, historicamente construídas. Do ponto de vista social e prático, esta dissertação permitiu verificar que o trabalho com a literatura brasileira de expressão amazônica pode atender às reais necessidades dos alunos do Ensino Fundamental, notadamente do 9º ano. Desta forma, o trabalho se orientou por uma metodologia que se materializou inicialmente na pesquisa bibliográfica, em busca de referencial teórico e de estudiosos da área que fundamentassem a pesquisa. Posteriormente, foi elaborada e aplicada a proposta de ensino, cujos resultados foram considerados satisfatórios, na medida em que os alunos demonstraram que adquiriram novos conhecimentos e se perceberam como parte do processo. Assim, tal proposta se constitui como um produto didático pedagógico que pode ser flexível, considerando a realidade de cada ambiente escolar. Dessa forma, esperamos contribuir para o sucesso dos alunos no Ensino Fundamental, favorecendo a eles não só a construção de sua formação leitora, mas sobretudo a gradual evolução de sua consciência literária.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/443
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NarrativasAmazonicasUma.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons