Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/445
Título: O que são memórias literárias e como elas se realizam na proposta da olimpíada de língua portuguesa?
metadata.dc.creator: SOUSA, Nilciléia Almeida de
Palavras-chave: Memórias literárias;Ensino;Olimpíada de Língua Portuguesa
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Nilciléia Almeida de. O que são memórias literárias e como elas se realizam na proposta da olimpíada de língua portuguesa?. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/445. Acesso:
Abstract: The study, which is part of the Group of Research and Intervention in Reading, Writing and Literature at the School - Lelit, Federal University of Western Pará - Ufopa, develops within the scope of the debate on the teaching of Portuguese language, and seeks to understand what Is the genre literary memories within the scope of the Portuguese Language Olympics taken to the classroom as a teaching proposal? And what contributions does this proposal with the literary memories genre bring to the teaching of Portuguese in school? Based on the objectives of the study, documentary research was adopted for the purpose of the study, from which perspective the corpus of texts for the investigation was constituted: a set of thirty eight finalist productions of literary memories of students who reached the last Stage of the PLO / 2014; In addition to two other documents of the Olympiad Collect ion of a theoretical-methodological nature: the notebook As I remember: guidelines for the production of texts, and the document Judging Commission: guidelines for the participant. From the analysis of the corpus of the research I try to verify which conception of literary memories the Olympiad proposes in its instructional materials and that conception objectively is realized in the texts of the students within the conditions of production in which they were developed.
Resumo: O estudo, inserido no Grupo de Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, desenvolve-se no âmbito do debate sobre o ensino de língua portuguesa, e busca compreender o que é o gênero memórias literárias no âmbito da Olimpíada de Língua de Portuguesa levado para a sala de aula como proposta de ensino? E que contribuições essa proposta com o gênero memórias literárias pode trazer para o ensino do português na escola? Baseado nos objetivos do trabalho, foi adotada para a efetivação do estudo a pesquisa documental, a partir de cuja perspectiva constituiu-se o corpus de textos para a investigação: um conjunto de trinta e oito produções finalistas de memórias literárias de alunos que chegaram à última etapa da OLP/2014; além de dois outros documentos da Coleção da Olimpíada de caráter teórico-metodológicos: o caderno Se bem me lembro: orientações para a produção de textos, e o documento Comissão Julgadora: orientações para o participante. Da análise do corpus da pesquisa busco verificar que concepção de memórias literárias a Olimpíada propõe nos seus materiais de cunho instrucional e que concepção objetivamente se realiza nos textos dos alunos dentro das condições de produção em que foram desenvolvidos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/445
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_QueSaoMemorias.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons