Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/491
Título : Atividades didáticas integradas (ADIs): uma proposta para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva no ensino fundamental
metadata.dc.creator: VINHOTE, Ana Diane Pereira
Palabras clave : Atividades Didáticas Integradas;ADIs;Ensino;Gêneros Discursivos;Dialogismo;Língua Portuguesa
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : VINHOTE, Ana Diane Pereira. Atividades didáticas integradas (ADIs): uma proposta para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva no ensino fundamental. Orientador: Heliud Luis Maia Moura. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/491. Acesso:
Resumen : This work developed from the concern with the fact that a teaching model that still makes the students passive, who see no use in what is being taught, is still in school. It aims to contribute to the studies and teaching of the Portuguese language, by investigating how activities organized through oral and written discursive genres contribute to the expansion of students' linguistic-discursive capacity based on the proposal of Integrated Teaching Activities. (ADIs) to orality, reading, writing and linguistic reflection idealized by Moura (2017) through actions developed with elementary school students, in an interactionist and dialogical perspective of the language. The theoretical bases that support this work are the assumptions of Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), and studies by researchers such as Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008 , 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), among others, who study the teaching of language taking into account its interactive role in social practices. The methodology developed in this project is qualitative research, characterized as action research, which seeks to interpret, understand the object to be studied, a way to reflect on Portuguese language teaching activities based on ADIs and how this process is received by students and teacher. Thus, besides being a researcher, he also puts himself in the perspective of teacher. Data description and analysis occur from the elaboration and development of the intervention project carried out with 9th grade students. For this, it was used the field diary, recordings to record the actions, speeches and situations that occurred. The research points, from the data and results collected, that the proposal of the ADIs through the discursive genres provides the protagonism of the student in the classroom, because he is encouraged to put himself as subject of the speech, agreeing or disagreeing, in orality and in writing, and the teacher assumes the role of literacy agent, which contributes to the formation of responsive subjects.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho desenvolveu-se a partir da inquietação com o fato de manter-se ainda na escola um modelo de ensino que torna os alunos passivos, que não veem utilidade naquilo que está sendo ensinado. Tem por objetivo contribuir para os estudos e ao ensino de língua portuguesa, a partir da investigação de que maneira atividades organizadas por meio de gêneros discursivos orais e escritos contribuem para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos com base na proposta das Atividades Didáticas Integradas (ADIs) à oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística idealizada por Moura (2017) por meio de ações desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), e em estudos de pesquisadores como Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008, 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), entre outros, que fazem o estudo do ensino da língua levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, em que procura-se interpretar, compreender o objeto a ser estudado, uma forma de refletir sobre as atividades de ensino de língua portuguesa com base nas ADIs e como esse processo é recebido pelos alunos e professor. Assim, além de pesquisador, coloca-se também na perspectiva de professor. A descrição e análise dos dados ocorrem a partir da elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção realizado com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, utiliza-se o diário de campo, gravações para registrar as ações, falas e situações ocorridas. A pesquisa aponta, a partir dos dados e resultados coletados, que a proposta das ADIs por meio dos gêneros discursivos proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de agente de letramento, o que conduz à formação de sujeitos responsivos.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/491
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_AtividadesDidaticasIntegradasU.pdf5,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons