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Título: Ensino da língua em uso: discutindo variação linguística
metadata.dc.creator: QUEIROZ, Jax Mara de Jesus
Palavras-chave: Língua;Variação;Ensino
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: QUEIROZ, Jax Mara de Jesus. Ensino da língua em uso: discutindo variação linguística. Orientadora: Ediene Pena Ferreira . 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/493. Acesso:
Abstract: This dissertation, which discusses the language in use, on the phenomenon of linguis-tic variation, is part of a study carried out with 9th grade students, from the Marechal Rondon school, included in the municipal teaching network of the Municipality of Itaituba-PA. As support of the research was applied an interventional project, prepared by the researcher Marinho (2017). The main objective of our research is to verify to what extent the application of an interventional proposal that considers the student as agent of his knowledge and the variation as a natural phenomenon in the languages without normatizing bias, contributes to the more productive teaching of language. Our research is organized in two stages, theoretical and practical. In the theoretical stage the students, beginning researchers, participated in four thematic meetings, namely: Where does the language we speak ?, Being Brazilian is speaking Portuguese ?, The linguistic variation, The language paraense. At the practical stage, the students of the students went to the field, under my mediation, made visits to the fair, a space destined for activities of the elderly, the Association of Garimpeiros, the Museum and the Mu-nicipal Council of the Councilors of Itaituba. The research students conducted inter-views with the informants, who were recorded for the transcripts. The results of the field research were discussed with the students along the wheels of conversations and recorded in the logbooks of each student, as well as in our activity booklet (didactic product). The observations, both of the students and my students, supported the ana-lyzes present in this dissertation. At the final moment of our intervention we noticed changes in the "linguistic behavior" of the students, a consequence of what they expe-rienced during the research stages. The logs in the logbooks diagnosed not only recog-nition of the phenomenon of variation as a constituent of language, but also respect for linguistic forms stigmatized by the privileged class. This new look of student re-searchers is a relevant step that ratifies the need for change in order to have a more productive teaching of language.
Resumo: Esta dissertação, que discute a lingua em uso, sobre o fenômeno da variação linguística, faz parte de um trabalho realizado com alunos do 9º ano, da escola Marechal Rondon, incluída na rede municipal de ensino do Município de Itaituba-PA. Como suporte da pesquisa aplicou-se projeto interventivo, elaborado pela pesquisadora Marinho (2017). O objetivo central da nossa pesquisa: Verificar a pro-dutividade de uma proposta de intervenção pedagógica que considera a variação lin-guística a partir de uma abordagem da língua em funcionamento em contextos diver-sos. Nossa pesquisa se organiza em duas etapas, teórica e prática. Na etapa teórica os alunos, pesquisadores iniciantes, participaram de quatro encontros temáticos, a saber: De onde vem a língua que falamos?, Ser brasileiro é falar português?, A variação linguística, o falar paraense. Na etapa prática, os alunos pesquisadores foram a campo, sob minha mediação, realizaram visitas à feira, a um espaço destinado para atividades dos idosos, à Associação dos Garimpeiros, ao Museu e à Câmara Municipal dos Vereadores de Itaituba. Os alunos pesquisadores realizaram entrevistas com os informantes, as quais foram gravadas para que se realizassem as transcrições. O resultado da pesquisa de campo foi discutido com os alunos no decorrer das rodas de conversas e registrado nos diários de bordo de cada aluno, assim como em nosso caderno de atividades (produto-didático). As observações, tanto dos alunos quanto minhas, deram suporte às análises presentes nesta dissertação. No momento final da nossa intervenção constatamos mudanças no “comportamento linguístico” dos alunos, consequência do que vivenciaram durante as etapas da pesquisa. Os registros, nos diários de bordo, diagnosticaram não somente o reconhecimento do fenômeno da variação como constituinte da língua, mas também respeito diante das formas linguísticas estigmatizadas pela classe privilegiada. Esse novo olhar dos alunos pesquisadores equivale um passo relevante que ratifica a necessidade de mudança para que se tenha um ensino mais produtivo de língua.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/493
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