Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/497
Título: Gêneros textuais e ensino: didatização e gêneros do argumentar a partir das ADI – Atividades Didáticas Integradas
metadata.dc.creator: NERES, Robson David de Jesus
Palavras-chave: Atividades Didáticas Integradas;ADIs;Gêneros discursivos;Responsividade;Argumentação;Dialogismo
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: NERES, Robson David de Jesus. Gêneros textuais e ensino: didatização e gêneros do argumentar a partir das ADI – Atividades Didáticas Integradas. Orientador: Heliud Luis Maia Moura . 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/497. Acesso:
Abstract: This work, in addition to bringing reflections on the teaching of the English language in school, brings studies about the textual texts and their teaching from the Integrated Didactic Activities - ADIs. Assuming a language as interaction, as well as its dialogical nature, I seek as by ADIs, proposed by MOURA (2017), being important for a better discourse of the discourses, through the verification of the studies that conceptualize and characterize the genres; The teaching teams and organizational organization of the municipality of Parintins, in the interior of the State of Amazonas. The theoretical foundation of this research is worth Bakhtin (2010, 2016), an important theoretical for the understanding of the language and, consequently, of the argumentation, reading, writing and linguistic reflection. Subsidiarily, you reflect on the studies of authors who are based on the theory of a discipline and a better understanding and conceptualization of didactic activities. Among them, I highlight Moura (2017), Kock (1987, 1997), Geraldi (2012, 1997), Kleiman (2002), Antunes (2003) and Ribeiro (2009). The data found were made with the names of the observations and audio recordings made by me during an application of the intervention project. This project, given the opportunity to interact with the target audience and to criticize my role as a teacher, to reflect on the difficulties, the feelings, the successful practices and also those that do not successful. Based on the analysis of the collected data, we conclude that the integrated didactic activities are a didactic tool capable of assisting the teaching of the English language of origin, not Fundamental Teaching, as the concept of dialogism of the discursive genres and opera of the teaching of the axes: orality, reading, writing and revision of linguistics cyclically, proposing a rupture of teaching of short duration, which assists in the formation of responsive-active leaders.
Resumo: Este trabalho, além de trazer reflexões acerca do ensino de língua portuguesa na escola, traz estudos sobre os gêneros textuais e seu ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas-ADIs. Assumindo a linguagem como interação, bem como sua natureza dialógica, busco demonstrar que as ADIs, propostas por MOURA (2017), constituem alternativa significativa para melhor didatização dos gêneros discursivos, através da verificação dos estudos que conceituam e caracterizam os gêneros; da verificação do conceito e estrutura organizacional das Atividades Didáticas Integradas e do exame de dados coletados de um projeto de intervenção, aplicado para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na zona urbana do Município de Parintins, interior do Estado do Amazonas. A fundamentação teórica desta pesquisa se vale de Bakhtin (2010, 2016), importante teórico para o entendimento da linguagem e, consequentemente, da argumentação, leitura, escrita e reflexão linguística. Subsidiariamente, teço reflexões acerca dos estudos de autores que se pautam na teoria Bakhtiniana da linguagem e ajudam na melhor compreensão e conceituação das Atividades Didáticas Integradas. Dentre os quais, destaco Moura (2017), Kock (1987,1997), Geraldi (2012, 1997), Kleiman (2002), Antunes (2003) e Ribeiro (2009). Os dados coletados nesta pesquisa foram obtidos por meio das observações e gravações de áudios feitas por mim durante a aplicação do projeto de intervenção. Este projeto, admitido como método desta pesquisa-participante, me forneceu a possibilidade de interagir com o público-alvo e criticar minha atuação, enquanto docente, de modo a propiciar reflexões sobre as dificuldades, enfrentamentos, práticas bem-sucedidas e também aquelas não exitosas. A partir da análise dos dados coletados, pude concluir que a proposta das Atividades Didáticas Integradas é uma ferramenta didática capaz de auxiliar significativamente o ensino de língua portuguesa, no Ensino Fundamental, à medida que concebe o dialogismo dos gêneros discursivos e opera o ensino dos eixos: oralidade, leitura, escrita e análise linguística ciclicamente, propondo a ruptura do ensino sequenciado desses eixos, o que auxilia na formação de sujeitos responsivo-ativos.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/497
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GenerosTextuaiseEnsino.pdf5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons