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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1QUARESMA, Edilan de Sant Ana-
dc.date.accessioned2021-03-20T14:49:14Z-
dc.date.available2021-03-20T14:49:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationARAÚJO, Diomark Pereira de. A implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Pará. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2020. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCoordenadorespt_BR
dc.subjectTécnicos Educacionaispt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleA implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Parápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação (PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do município, buscando compreender a sua materialização no contexto escolar. Para o alcance do objetivo aqui proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à literatura e à pesquisa de campo, realizada em duas escolas, do município de Itaituba, onde o Programa Mais Educação foi implantado no ano 2009, e executado até o ano 2015. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos dezessete sujeitos da pesquisa, contemplando: duas diretoras, duas técnicas educacionais, duas coordenadoras do PME e onze professores. As informações contribuíram para analisar e interpretar as contradições existentes durante a implantação do Programa Mais Educação no contexto escolar, e, assim, fomentar discussões sobre a educação integral como possibilidade para qualidade da educação no contexto brasileiro, com especificidades no contexto da Amazônia brasileira. A pesquisa foi de fundamental importância porque além de contribuir com o referencial já existente, possibilita ao leitor uma reflexão de como o PME foi implantado em escolas que não ofereciam espaço adequado para execução das oficinas, suas linguagens e atividades propostas. A implantação do PME nessas duas escolas foi desafiadora e marcada pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, bem como pela falta de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar. Adicionalmente, o estudo permitiu inferir sobre a necessidade de uma política de educação integral no município de Itaituba, como elemento importante para melhoria da qualidade da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorARAÚJO, Diomark Pereira de-
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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