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Title: A implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Pará
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Diomark Pereira de
Keywords: Educação Integral;Gestão Escolar;Professores;Coordenadores;Técnicos Educacionais;Alunos
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citation: ARAÚJO, Diomark Pereira de. A implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Pará. Orientador: Edilan de Sant’Ana Quaresma. 2020. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação (PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do município, buscando compreender a sua materialização no contexto escolar. Para o alcance do objetivo aqui proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à literatura e à pesquisa de campo, realizada em duas escolas, do município de Itaituba, onde o Programa Mais Educação foi implantado no ano 2009, e executado até o ano 2015. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos dezessete sujeitos da pesquisa, contemplando: duas diretoras, duas técnicas educacionais, duas coordenadoras do PME e onze professores. As informações contribuíram para analisar e interpretar as contradições existentes durante a implantação do Programa Mais Educação no contexto escolar, e, assim, fomentar discussões sobre a educação integral como possibilidade para qualidade da educação no contexto brasileiro, com especificidades no contexto da Amazônia brasileira. A pesquisa foi de fundamental importância porque além de contribuir com o referencial já existente, possibilita ao leitor uma reflexão de como o PME foi implantado em escolas que não ofereciam espaço adequado para execução das oficinas, suas linguagens e atividades propostas. A implantação do PME nessas duas escolas foi desafiadora e marcada pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, bem como pela falta de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar. Adicionalmente, o estudo permitiu inferir sobre a necessidade de uma política de educação integral no município de Itaituba, como elemento importante para melhoria da qualidade da educação básica.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498
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