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Título : Alô mundo, me ajude a ser gente: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais
metadata.dc.creator: PICANÇO, Nizianne Andrade
Palabras clave : Educação;Habilidades Sociais;Futebol;Desenvolvimento Humano
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : PICANÇO, Nizianne Andrade. Alô mundo, me ajude a ser gente: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/505
metadata.dc.description.resumo: Os estudos relacionados à aprendizagem de valores sociais por meio do esporte são amplamente realizados na literatura brasileira. Entretanto, pesquisas voltadas para as habilidades sociais desenvolvidas por meio da interação social nos ambientes esportivos, especificamente no futebol, ainda são tímidas. Ressalta-se que desde a infância e adolescência muitos brasileiros, movidos pelo sonho de se tornarem grandes jogadores e alcançarem o status de ídolos, passam a integrar equipes das categorias de base de diversos clubes. Assim, boa parte deste período da vida é vivenciado no contexto esportivo, logo, as experiências advindas das relações sociais estabelecidas neste ambiente interferem de maneira significativa no desenvolvimento humano desses jovens. Ressalta-se que as habilidades sociais é um conjunto de atitudes que possibilitam melhores resultados nas trocas interpessoais e atuam como fatores de proteção para o desenvolvimento humano, pois são essenciais para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Diante disso, o presente estudo objetivou averiguar a relação entre as interações sociais no contexto futebolístico e o desenvolvimento de habilidades sociais em jovens jogadores. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com (8) adolescentes na faixa etária de 16 e 17 anos que atuam em uma equipe de futebol em Santarém-Pará. Os instrumentos metodológicos selecionados para este estudo foram: questionário sociodemográfico, roteiro de entrevista e observação não-participante e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-DEL PRETTE, 2009). Para analisar os dados da observação utilizouse de categorização, no IHSA foi empregada a análise informatizada e nas entrevistas aplicou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). Os resultados evidenciaram que nas interações sociais no ambiente investigado ocorrem mais emissão de comportamentos com ausência de HS, em que as HS assertividade, autocontrole e expressividade emocional e empatia com o adversário são menos desenvolvidas nestas relações. Entretanto, constatou-se o favorecimento de habilidades sociais como: fazer amizade, empatia entre a equipe e civilidade. A relevância desta pesquisa se direciona à ampliação de discussões dos estudos científicos sobre o desenvolvimento de habilidades sociais no contexto esportivo, contribuindo para o conhecimento das interações sociais que fazem parte dos processos educativos do ambiente futebolístico/esportivos na região Amazônica
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/505
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado)

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