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Título: Relação universidade-escola no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência - PIBID: um estudo do estado do conhecimento no catálogo de teses e dissertações da CAPES (2012-2018)
metadata.dc.creator: GUIMARÃES, Paula Cristina Galdino
Palavras-chave: Política de formação docente;Programa de Iniciação à Docência;Relação universidade-escola;Estado do Conhecimento;Análise Textual Discursiva
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GUIMARÃES, Paula Cristina Galdino. Relação universidade-escola no Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência - PIBID: um estudo do estado do conhecimento no catálogo de teses e dissertações da CAPES (2012-2018). Orientadora: Solange Helena Ximenes Rocha. 2020. 299f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Resumo: A universidade e a escola constituem espaços imprescindíveis na formação docente, mas sua integração tem sido marcada historicamente por uma relação verticalizada. Todavia, no Brasil, desde a década de 1990, por meio de estudos, pesquisas e políticas de formação de professores, tem se advogado uma relação colaborativa. Por sua vez, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, instituído em 2007, pela Portaria Normativa nº 38 do Ministério da Educação, constitui uma das principais políticas neste sentido, visto fomentar a valorização do magistério e a iniciação à docência por meio da parceria entre as Instituições de Ensino Superior - IES e escolas da rede pública de educação básica. Tendo em vista a relevância desse Programa e o fato de já haver um número significativo de pesquisas sobre ele, este estudo teve como questão central: o que apontam e desvelam dissertações e teses da CAPES sobre a relação universidade-escola no contexto do PIBID? Assim, objetivou compreender a relação universidade-escola no PIBID a partir de dissertações e teses da CAPES que a tomaram como objeto de estudo, considerando os aspectos mais apontados e o que desvelam sobre as possibilidades de construir uma relação menos hierárquica e mais colaborativa. Neste escopo, a presente investigação se constitui bibliográfica, trilhando percursos do “estado do conhecimento”, consoante Romanowski e Ens (2006), e percursos da Análise Textual Discursiva-ATD, de Roque Moraes (2003). O levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2012-2018), a partir dos descritores “PIBID” e “relação universidadeescola”, conduziu-nos a 822 pesquisas, dentre as quais foram identificadas 117 investigações de alguma forma relacionadas. Porém, submetidas a um roteiro de análise do nível de relação com o objeto de estudo, obteve-se: 33 (trinta e três) pesquisas de “pequena relação”, apenas fazendo inferir, sem aprofundá-lo; 33 (trinta e três) de “média relação”, apresentando desvelamentos sobre a relação universidade-escola, mas sem a focalizar; 23 (vinte e três) de “grande relação”, elucidando a questão em um dos objetivos específicos ou em uma (sub)seção; 16 (dezesseis), “muito grande relação”, focalizando o tema por termos associados/relacionados; e 12 (doze) de “total relação”, apresentando a questão em seu objetivo geral, constituindo estas as principais fontes de estudo desta pesquisa. O resultado do processo analítico sobre as dissertações e teses de total relação possibilitou identificar como aspectos mais apontados: motivações para integrar/participar do PIBID; construção de interesses/objetivos comuns; espaços-tempos formativos; ações/atividades desenvolvidas; a atuação dos professores das escolas; interações universidade-escola; conflitos/tensões; vislumbres da construção da relação colaborativa; limitações, desafios, críticas e incertezas; impactos e contribuições do PIBID; PIBID como política pública; apontamentos sobre a relação universidade-escola e modelo de formação de docente. A análise desses aspectos nos expôs muitos desafios nesta parceria, como: as condições precárias de trabalho do professor da escola pública, que o impedem de participar plenamente das ações propostas no PIBID; a incipiente formação científica na graduação para realizar pesquisa sobre a própria prática; a predominância do paradigma tecnicista na formação de professores; o pouco envolvimento do coletivo de ambas instituições, entre outros entraves. Os desvelamentos permitiram compreender que a relação universidade-escola no PIBID é complexa e apresenta construções que vão desde uma relação verticalizada a uma relação horizontal cooperativa e até colaborativa. Na realidade, trata-se de relações universidadeescola, em que, apesar da tendência a serem hierarquizadas, é possível construí-las horizontais, inclusive colaborativas, por meio da ressignificação de motivações, do diálogo aberto, da negociação de expectativas e necessidades, das ações construídas coletivamente e por meio da liderança compartilhada, entre outras condições.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/507
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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