Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Título: Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”
metadata.dc.creator: MESQUITA, Alessandra Maria de
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Formação do leitor;Biblioteca escolar
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MESQUITA, Alessandra Maria de. Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”. Orientador: Zair Henrique Santos. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511. Acesso:
Abstract: This work has as its theme: Reading and school library: a proposal to take reading in "distant places". It is linked to the Professional Master's Program in Literature - Profile, the Study Group Reading and Intervention in Children and Youth Literature in school - Lelit, Federal University of West of Pará - Ufopa - and follows the research line Children's Literature, litera-ture and education, reader training. The purpose of this study is to investigate the conditions and possibilities of establishing a place to read at the RosáliaSimões Barbosa Municipal School of Elementary Education in Monte Alegre-PA. The adopted meth-odology consists of intervention research with the organization of a library in the school and the development of reading activities. The study began in the first semester of 2017 and lasted until 2018, but I intend to continue to observe whether the school will give continuity to the actions of reading. The theoretical basis is: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) and Saviani and Duarte (2010). The results indicate that there was an enthusiasm of the school to use the organized school library and to carry out ac-tivities of reading with the students. However, it did not reach a more solid proposal of the entire faculty. Some actions were continuous, but not collective.
Resumo: Este trabalho tem como tema: Leitura e biblioteca escolar: uma proposta de levar a ler em “lugares distantes”. Está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras –Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Es-cola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa– e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as condições e possibilidades de instituir um lugar de levar a ler na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosália Simões Barbosa, em Monte Alegre-PA. A metodologia ado-tada consiste em pesquisa de intervenção com a organização de uma biblioteca na escola e o desenvolvimento de atividades de leitura. O estudo iniciou no primeiro semestre de 2017 e se estendeu atéoutubro de 2018, mas pretendo continuar observando se a escola dará continuida-de às ações de levar a ler. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) e Saviani e Duarte (2010). Os resultados apontam que houve um entusiasmo da escola em utilizar a biblioteca escolar organizada e realizar atividades de leitura com os alunos. Contudo, não alcançou uma proposta mais sólida de todo o corpo docente. Algumas ações desenvolvidas foram contínuas, mas não coletivas.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/511
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_LeituraeBibliotecaEscolar.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons