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Título : Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014
metadata.dc.creator: FERREIRA, Gerusa Vidal
Palabras clave : Educação;Política Educacional;Educação integral;Ensino-aprendizagem
Fecha de publicación : 12-feb-2016
Editorial : Universidade Federal do Oeste do Pará
Citación : FERREIRA, Gerusa Vidal. Educação de tempo integral em Santarém: ações da secretaria municipal de educação no período de 2008 a 2014. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2016. 176 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/518 Acesso em:
Resumen : For the full formation of the person an extensive knowledge is necessary, skills and values that go beyond cognitive learning that generally the school provides. This set can be called integral education. The objective of the research reported in this thesis was to identify the actions that the City Department of Education of Santarém–SEMED developed from 2008 to 2014, seeking to meet the national principles and policy guidelines of integral education. The choice of the period took place according: a) the implementation of the More Education Program, nationwide (Ministerial Decree No. 17/2007); b) the regulation of the Development and Basic Education Maintenance and Enhancement of Education Professionals Fund (Law No. 11,494 / 2007) and c) local initiatives for expansion of school time. The historical and documentary research consisted in the analysis of documents of the Santarém City Hall, including Semed reports; educational projects in schools and in Semed; budget plans of the municipality; ordinances and local laws; manning of educational sectors and schools; documents FNDE and Fundeb. There were also on site visits in all-day schools and supplementary services, and Semed. For the discussion of the data we use the technique of bibliographical and documentary analysis, being mainstreamed by content categories: funding, infrastructure, curriculum and profile of the professionals involved in integral education. The results show the existence of two expansion strategies of school time in the network of municipal schools in Santarém: full-time schools and full-time students, the latter being the most used by Semed to suit the financial reality of the city. The most appropriate strategy was to set complementary service schools, whose service organization can reach more students. However, these same strategies were weakened by reducing working hours and salary allowances, change of function and transfer of these workers to other sectors. We conclude that Semed strategies constitute government policies (still fragile and sporadic) designed for full-time education untill that projects weaken or disappear when changes of managers and / or government teams occur.
metadata.dc.description.resumo: Para a formação plena de uma pessoa são necessários um conjunto amplo de conhecimentos, habilidades e valores, que vão além das aprendizagens cognitivas que a escola propicia. O objetivo desta dissertação foi identificar as ações que a Secretaria Municipal de Educação de Santarém – Semed desenvolveu no período de 2008 a 2014, buscando atender aos princípios e orientações políticas nacionais de educação integral. A escolha do período para realização da pesquisa deu-se em função da implantação do Programa Mais Educação, de abrangência nacional (Portaria Interministerial nº 17/2007), a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb (Lei nº 11.494/2007), bem como as iniciativas locais de ampliação do tempo escolar. A pesquisa histórica e documental consistiu na análise de documentos da Prefeitura Municipal de Santarém, incluindo relatórios da Secretaria de Educação; projetos pedagógicos das escolas e da Semed; planos orçamentários do município; portarias e leis municipais; lotações dos setores pedagógicos e das escolas; documentos do FNDE e Fundeb. Foi necessário ainda realizar visitas in loco nas escolas de tempo integral e de atendimento complementar, e na Semed. Para a discussão dos dados utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental, sendo os conteúdos transversalizados pelas categorias: financiamento, infraestrutura, currículo e perfil dos profissionais envolvidos com a educação de tempo integral. Os resultados mostram a existência de duas estratégias de ampliação do tempo escolar no município: escola de tempo integral e o aluno de tempo integral, sendo esta última a mais utilizada pela Semed para atender a realidade financeira do município. A estratégia mais adequada foi instituir escolas de atendimento complementar, cuja organização de atendimento consegue atingir maior número de alunos. No entanto, essas mesmas estratégias foram fragilizadas pela redução de carga horária e dos abonos salariais, mudança de função e transferência desses profissionais para outros setores. Concluímos que as estratégias da Semed constituem ações, ou seja, políticas de governo de educação de tempo integral, na medida em que os projetos para esse fim enfraquecem ou desaparecem na medida em que ocorrem mudanças de governo.
URI : https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/518
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação (Mestrado)

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