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Título: Aprendendo a falar e a escrever com as mãos: o professor alfabetizador diante do desafio de alfabetizar a criança surda
metadata.dc.creator: ROCHA, Gilma da Silva Pereira
Palavras-chave: Educação;Educação especial;Crianças surdas;Surdez-concepções;Alfabetização
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: ROCHA, Gilma da Silva Pereira. Aprendendo a falar e a escrever com as mãos: o professor alfabetizador diante do desafio de alfabetizar a criança surda. Orientador: Luiz Percival Leme Britto. 2016. 111 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/519 Acesso em:
Abstract: This research, which is articulated to the Studies of Education and Language carried out by the Group of Study and Intervention in Reading, Writing,and Literature in school settings - Lelit, focuses on the theme: literacy teaching of deaf children. The problem of research is writing acquisition of deaf people, specially children, in initial Reading instruction, and the pedagogical strategies to be proposed and developed with the aim at teaching them how to read. The objective of this study is to verify how the cycle of literacy teachers of deaf children percieve and interact with what has been academically and politically produced in the referred area of scientific knowledge. To achieve the investigation objective, we postulate, based upon literature references, a set of nuclear questions that may permit both the identification of the propositions and the formulations, and also a comprehension of how the literacy teachers, who teach deaf children, have of this process, In that way, it is possible to examine the ap proximation and tensions between these two poles – theory and practice – in the current pro cess of literacy of deaf children in regular education. This dissertation is divided into two parts: one conceptual and another empirical. In the conceptual part the conceptions and the propositions are recovered through the previous investigation questions. In the empirical data collection, a guided intervew, with the same questions asked in the literature reference was used. The analysis was made based upon the narratives of the speech of the literacy teachers, inspired on the work of Bernad Lahire (2004), aiming at a consistent and systematic presenta tion, to make clear what the teachers will report. Three questions, which are the main ele ments involved in the reseached topic, emerged from the comparative analysis: 1st – the con cepts and the strategies of teaching and learning of deaf children; 2nd – the relevance of Bra zilian Sign language (LIBRAS) for the literacy teaching of deaf children; and 3rd – the partici pation of school members in the literacy teaching process of deaf children. The results suggest that some of the perceptions of the literacy teachers are closely related to the theoretical as pects of researches in the same field of investigation, such as bilingual teaching, valorization of visual aids in teaching practices, and the use of LIBRAS for the acquisition of seond lan guage, other results show the distance of what is percieved by the teachers in relation to what is proposed as reference in the field, such as the idea of what it is to teach literacy and how social inclusion processes occur.
Resumo: A presente pesquisa, articulada aos estudos de educação e linguagem que se desenvolvem no Lelit – Grupo de estudo e intervenção em leitura, escrita e literatura na escola, aborda a temá tica alfabetização de crianças surdas. A problemática da pesquisa se situa no debate relativo à aquisição da escrita por pessoas surdas, especialmente criança em processo de escolarização, e quais as estratégias pedagógicas que se propõem e se desenvolvem no intuito de alfabetizá las. O objetivo da pesquisa, com base no tema enunciado, é o de verificar as percepções que professores do ciclo de alfabetização têm acerca da alfabetização de surdos e de como essa percepção interage com o que se vem produzindo acadêmica e politicamente na área em ques tão. Para dar conta dessa problemática, postulamos, a partir da leitura da literatura de referên cia, um conjunto de perguntas-nucleares que devem permitir tanto a identificação das propo sições e formulações que se fazem na área como a compreensão que professores alfabetizado res que recebem crianças surdas em suas salas tem deste mesmo processo. De forma, torna-se possível examinar as aproximações e tensões entre estes dois polos – teórico e prático – no processo atual de alfabetização de crianças surdas no âmbito da educação regular. Para me lhor desenvolvimento, a dissertação foi dividida em duas partes: a conceitual e a empírica. Na parte conceitual, recupera-se, por meio as referidas perguntas a concepções e proposições da área; Na coleta de dados empíricos, o instrumento utilizado foi a entrevista dirigida, de que constavam as mesma perguntas que se fizeram à bibliografia de referência. As análises parti ram da construção de narrativas do conteúdo das falas das alfabetizadoras, inspiradas nos tra balhos de Bernad Lahire (2004), visando uma apresentação consistente e sistemática, capaz de evidenciar o que informavam os professores. Da análise comparativa, emergiram três questões em torno das quais se agrupam os principais elementos envolvidos na temática: 1. os concei tos e as estratégias de ensino e aprendizagem de crianças surdas; 2. a relevância da LIBRAS para a alfabetização de crianças surdas; e 3. A participação da escola na alfabetização de cri anças surdas. Os resultados apontam que algumas percepções das professoras alfabetizadoras se aproximam dos aspectos teóricos dos estudos na área em questão, como a abordagem bilín gue, a valorização do visual nas práticas pedagógicas e a mediação da LIBRAS para aquisição da segunda língua; outros indicam o afastamento do que percebem as professoras em relação ao que se propõe como referência na área, como as ideias do que é alfabetizar e como se dão os processos de inclusão.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/519
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