Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Título: Poemas amazônicos em sala de aula: um incentivo à valorização da cultura, leitura e produção de textos no ensino fundamental
metadata.dc.creator: MOTA, Maria Ivanilce Silva da
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Literatura Brasileira;Expressão Amazônica;Poemas Amazônicos;Produção Oral e Escrita
Data do documento: 14-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MOTA, Maria Ivanilce Silva da. Poemas amazônicos em sala de aula: um incentivo à valorização da cultura, leitura e produção de textos no ensino fundamental. Orientadora: Ana Maria Vieira Silva. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/520. Acesso:
Abstract: The present work has as main title Amazon Poems in the classroom: an incentive to the valorization of the culture, reading and production of texts in the elementary school, and brings as title of the Amazon intervention proposal in verses: Reading of poems in class, as an incentive to the valorization of the literary production of Amazonian poets. The methodological proposal resulted in a pedagogical material as a suggestion to be used by elementary school teachers. However, as a test, this proposal was applied in a 6th grade class of the Municipal School of Elementary Education of São Francisco, municipality of Óbidos-Pa. In order to achieve the desired results, this dissertation was based on bibliographical research, qualitative and participant. In this sense, the main objective of this study was to study the poems of Amazonian authors, identifying the possible obstacles to the absence of these texts in primary education and, using this method, using methodologies for reading and writing and oral production. the exercise of these readings in the daily life of the elementary school student. In order to reach this objective, this work discusses, in four chapters, themes that will contribute to the development of reading, oral and written production of students in elementary school, as well as activities that will favor the awakening of the valorization of literary productions Amazon region. Thus, the results show the need for students to know the works of authors of this region, which was noticed during the discussions in the classroom. And everything was confirmed from the evaluation, at which point the students, through their lines, demonstrated their satisfaction in having read poets of the Amazon region. The main theorists who supported this dissertation were: Candido, Britto, Moisés.
Resumo: O presente trabalho tem como título principal Poemas Amazônicos em sala de aula: um incentivo à valorização da cultura, leitura e produção de textos no ensino fundamental, e traz como título da proposta de intervenção Amazônia em versos: Leitura de poemas em sala de aula, como um incentivo à valorização da produção literária de poetas amazônicos. A proposta metodológica resultou em um material pedagógico como sugestão para ser utilizado pelos professores do ensino fundamental. No entanto, a título de testagem, a referida proposta foi aplicada em uma turma de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco, município de Óbidos-Pa. Para alcançar os resultados pretendidos, esta dissertação utilizou-se da pesquisa bibliográfica, qualitativa e participante. Nesse sentido, teve como objetivo geral fazer um estudo de poemas de autores de expressão amazônica, identificando os possíveis entraves da ausência desses textos no ensino básico e, com esse estudo, usando metodologias voltadas para a e leitura, produção oral e escrita, criar possibilidades para o exercício dessas leituras na vida cotidiana do aluno do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar esse objetivo, este trabalho discute, em quatro capítulos, temas que contribuirão para o desenvolvimento da leitura, produção oral e escrita dos alunos no ensino fundamental, assim como as atividades que irão favorecer o despertar da valorização das produções literárias da região amazônica. Assim, nos resultados é visível a necessidade que os alunos têm de conhecer obras de autores desta região, o que se percebeu durante as discussões feitas em sala de aula. E tudo se confirmou a partir da avaliação, momento em que os alunos, através de suas falas demonstraram a satisfação em ter feito leitura de poetas da região amazônica. Os principais teóricos que embasaram esta dissertação foram: Candido, Britto, Moisés.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PoemasAmazonicosemSala.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons