Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/524
Título: Do literário para a literariedade das narrativas da Amazônia: uma proposta de ensino de leitura
metadata.dc.creator: MORAIS, Edriana Lúcia Fonseca de
Palavras-chave: Leitura;Literatura;Leitor;Amazônica;Ensino;Realidade
Data do documento: 15-Fev-2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: MORAIS, Edriana Lúcia Fonseca de.Do literário para a literariedade das narrativas da Amazônia: uma proposta de ensino de leitura. Orientador: Edivaldo da Silva Bernardo. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: Acesso:
Abstract: The literary artistic text is one of the most expressive instruments of collaboration in the formation of readers, because it carries a high quality and makes special use of the language, it has the great capacity of gives meaning to the world. It is necessary that the precious mission to train readers, genuinely attributed to school, should be carried out also through these texts, since they are constituted of knowledge about the world and man, capable of promoting intense experiences to the reader. Considering the relevance of the reading of literary artistic texts, in the school context, we tried to elaborate, apply and evaluate a reading practice of short stories about Brazilian Literature of Amazonian Expression. The objective of the methodological steps carried out here is to verify how Brazilian Literature of Amazonian Expression can contribute to the reader’s formation. Our target audience is the 8th grade elementary school students of the Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Municipal School, observed here as beginning literary readers, capable of engaging in literary literacy practices within a critical and emancipatory perspective. The choice of this literary expression is due to its relevance to the characterization of this space, since the narratives approach and reflect in some way the social reality of the target audience of this intervention. This study made it possible to consolidate the knowledge of the process of constitution of the Brazilian Literature of Amazonian Expression, as well as its components, influencers and pioneers that allowed the sedimentation of a unique literature, capable of meaning the life of the students of this space. This reflection was based on the ideas TUPIASSU (2016), LOUREIRO (1995), SOUSA (2010), FARES (2014), JUNIOR (1969) BENCHIMOL (2014). The teaching proposal is based on the pedagogical knowledge proposed by SOUSA and GIROTO (2014), COSSON (2012) and SOLÉ (1998). The reflections presented here throw a reflexive look at how the literary artistic reading in the school and how it can be done in a contextualized way close to the social reality of the student.
Resumo: O texto artístico-literário é um dos mais expressivos instrumentos de colaboração à ampliação da competência leitora, pois carrega em si uma alta qualidade e faz uso especial da linguagem, tem a grande capacidade de dá significado ao mundo. É necessário que a preciosa missão de promover o acesso à leitura, atribuída genuinamente à escola, seja realizada também por meio desses textos, já que são constituídos de saberes sobre o mundo e a humanidade, capazes de promover experiências intensas ao leitor. Considerando a relevância da leitura de textos artísticos-literários, no contexto escolar, procurou-se com o presente trabalho, elaborar, aplicar e avaliar uma prática de leitura de contos de Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. O objetivo dos passos metodológicos aqui realizados é verificar de que forma a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica pode contribuir para a ampliação da competência leitora, dentro do contexto escolar. Temos como público alvo alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, região do Eixo-Forte, município de Santarém, vistos aqui como leitores literários iniciantes, aptos para se envolver em práticas de letramento literário dentro de uma perspectiva crítica e emancipatória. A escolha dessa expressão literária se dá em vista a sua relevância de caracterização deste espaço, visto que as narrativas se aproximam e refletem de alguma forma a realidade social do público alvo desta intervenção. O estudo realizado permitiu consolidar o conhecimento do processo de constituição da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, bem como seus componentes, influenciadores e os pioneiros que permitiram a sedimentação de uma literatura única, capaz de significar a vida dos educandos deste espaço. Para esta reflexão apoiou-se nas ideias TUPIASSU (2016), LOUREIRO (1995), SOUSA (2010), FARES (2014), JUNIOR (1969) BENCHIMOL (2014). A proposta de ensino situa-se no saber pedagógico proposto por SOUSA e GIROTO (2014), COSSON (2012) e SOLÉ (1998) as reflexões aqui expostas lançam um olhar reflexivo sob a forma como se dá a leitura artístico-literária na escola e como ela pode ser realizada de maneira contextualizada próximo à realidade social do aluno.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/524
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras em Rede Nacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TextoLiterarioPara.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons