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Título: Cognições e Repertório de Habilidades Sociais dos professores: caracterização e relações
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Adriane Lima da Silva
Palavras-chave: Cognições;Habilidades sociais;Professores
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: OLIVEIRA, Adriane Lima da Silva. Cognições e Repertório de Habilidades Sociais dos professores: caracterização e relações. Orientador: Irani Lauer Lellis. 2020. 170f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/526. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Cognições e repertório de habilidades sociais dos professores: caracterização e relações” teve como objetivo geral conhecer as cognições e o repertório de habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental I. Para alcançá-lo, constituiu-se os seguintes objetivos específicos: a) levantar o perfil sociodemográfico dos professores; b) Identificar o repertório de habilidades sociais dos professores; c) Verificar as cognições dos professores sobre as habilidades sociais. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e de campo, exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa. Na coleta dos dados bibliográficos foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, Google acadêmico, Capes, Scielo e Lilacs. Posteriormente, foi realizada a pesquisa de campo, que teve como instrumentos técnicos um questionário sociodemográfico, contendo questões referentes aos dados pessoais, profissionais e socioeconômicos; um roteiro de entrevistas semiestruturada, contendo dez questões-situações em que os participantes pudessem expressar livremente a sua cognição sobre a classe de HS requerida da situação proposta, e o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS-2) contendo 38 questões objetivas. O processo de análise dos dados obtidos no questionário sociodemográfico foi realizado e apresentado através da estatística descritiva. Para os dados alcançados no Inventário de Habilidades Sociais - 2, foram realizados a apuração dos escores total e fatorial de forma online através da plataforma web do instrumento. Para os dados obtidos através do roteiro de entrevista semiestruturada, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Obteve-se como resultados, quanto ao perfil sociodemográfico dos professores, 7 participantes feminino, 2 masculinos, todos com nível superior, porém com discrepância entre os anos de atuação, sobrepondo-se aos anos de formação; todos concursados, com idade em média 41 a 66 anos, com o nível socioeconômico entre 3 a 5 salários mínimos. Quanto ao repertório de habilidades sociais dos professores, foi verificado que a maioria apresentou um bom repertório de habilidades sociais, com resultados dentro da média para a maior parte dos itens. Em contrapartida, 3 dos participantes apresentaram como resultado um repertório inferior de habilidades sociais. Quanto às cognições dos professores sobre as habilidades sociais, os participantes apontaram de forma geral, um conhecimento sobre HS, porém não embasados na teoria, evidenciando a necessidade de expansão do conhecimento teórico das HS.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/526
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

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