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Título: O ensino superior público em Santarém: das origens à criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (1970-2009)
metadata.dc.creator: SOUSA, Francisca Márcia Lima de
Palavras-chave: Educação superior pública em Santarém;Interiorização da universidade no Pará;História da educação
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: SOUSA, Francisca Márcia Lima de. O ensino superior público em Santarém: das origens à criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (1970-2009). Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2019. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em:https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Resumo: Este estudo contextualiza os precedentes históricos da criação de uma universidade pública federal no interior da Amazônia, região cuja diversidade tem despertado interesse mundial tanto em aspectos naturais quanto em sociais. Problematiza, assim, como ocorreu o processo histórico de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), considerando as contradições entre as expectativas locais e o que se concretizou como educação superior pública. Evidenciam-se os paradoxos constituídos ao longo da história da universidade brasileira, inclusive sua criação tardia (ROMANELLI, 2002; CUNHA, 2007; TEIXEIRA, 2011), e a centralização nas capitais e grandes centros (ARAGÓN, 2001), enquanto ficaram desprovidas as regiões periféricas. Essa situação só passou por mudanças muito recentemente, com a expansão do número de instituições federais de ensino superior e a criação de unidades em diversas regiões do país. Objetivou-se, assim, de forma mais geral, analisar o processo histórico de criação da Ufopa e, de forma mais específica: (1) sistematizar as informações sobre a história da implantação da educação superior pública em Santarém/PA, observando os interesses econômicos, políticos, sociais e educacionais que culminaram com a criação do Núcleo da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém e, posteriormente, levaram à criação de uma instituição federal de ensino superior pública no referido município; (2) registrar a memória coletiva e social construída sobre o Núcleo de Educação da UFPA, o Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os campi da UFPA e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Santarém; (3) descrever a repercussão social, ao longo do período estudado, por meio dos sujeitos partícipes (professores, técnicos e alunos). Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental efetivada mediante a realização de entrevistas semiestruturadas, momento em que se recorre à história oral não só como técnica mas também como parte fundamental da teoria e do método (COLARES; COLARES e SCHAFFER, 2008). Utilizaram-se como principais fontes os documentos legais e institucionais (leis, decretos, pareceres, resoluções, planos e relatórios). A pesquisa revela que as ações de interiorização da UFPA, a implantação do Campus Avançado da UFSC e dos campi da UFPA e da Ufra em Santarém foram fundamentais para a criação da Ufopa, por evidenciarem a base de sustentação de ações coletivas e estratégicas tanto de sujeitos institucionais quanto da sociedade. Demonstra ainda que, com as contradições geradas durante o processo de sua criação, a Ufopa materializou uma notável parcela de expectativas acadêmicas, políticas, sociais e econômicas, contribuindo para que se constituísse como espaço público de resistência e de busca incessante pela manutenção do diálogo aberto e crítico.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/538
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