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Título: Portos e meio ambiente: esforços da pesquisa brasileira e análise dos impactos ocioambientais na região do lago do Maicá em Santarém, Pará
metadata.dc.creator: DOURADO, Arianne Torres
Palavras-chave: Impacto Ambiental - estudo;Portos - Santarém;Cienciometria
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: DOURADO, Arianne Torres. Portos e meio ambiente: esforços da pesquisa brasileira e análise dos impactos ocioambientais na região do lago do Maicá em Santarém, Pará. Orientador: José Max Barbosa de Oliveira Junior. 2021. 102f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/564
Resumo: Os portos constituem uma das principais infraestruturas de apoio ao comércio exterior e são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de um país. Porém, geram impactos socioambientais, e quando esses impactos são negativos os mecanismos dos setores envolvidos não são suficientes para um resultado mais satisfatório em relação à mitigação dos mesmos. Com vistas a analisar essa relação, o presente trabalho está dividido em dois capítulos, em formato de artigos científicos. O capítulo 1 teve por objetivo realizar uma análise temporal quali-quantitativa, por meio de um estudo cienciométrico, da evolução das produções científicas sobre “Análise de Impactos Socioambientais da Instalação de Portos no Brasil” entre os anos de 1980 e 2020 nas bases de dados online Web of Science, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Scopus, utilizando as palavras-chaves “Terminal Portuário” e “Portos”, nos idiomas português, inglês e espanhol encontrados no título, resumo e/ou palavras-chave. Após triagem dos resultados encontrados nas bases de dados, foram selecionadas 231 publicações do tipo artigo, capítulo de livro, conference paper/proceedings paper e revisão. Os resultados indicam que houve uma evolução das publicações sobre impactos socioambientais de portos no Brasil a partir de 2004, em sua maioria desenvolvidos na região litorânea do Brasil, no bioma Mata Atlântica, publicados em 117 periódicos nacionais e internacionais, sendo a “Marine Pollution Bulletin” o periódico com maior número de publicações. Este estudo cienciométrico permitiu a identificação de uma carência de publicações sobre impactos socioambientais e portos no interior do país, mostrando a necessidade de estudos em regiões portuárias a margem de rios. O capítulo 2 tem como objetivo identificar as principais fragilidades do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do porto do Maicá a partir da análise crítica do Relatório Técnico da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada por meio da aplicação de uma lista de verificação elaborada de acordo com o Termo de Referência e EIA do porto em questão. Também visa verificar se as fragilidades identificadas no relatório fazem parte das principais fragilidades apontadas pela literatura científica especializada em EIA no Brasil. Foram identificadas no EIA analisado fragilidades quanto a “Caracterização do Empreendimento”, “Diagnóstico ambiental”, “Termo de Referência”, “Comunicação do EIA”, “Análise da Avaliação de Impactos Ambientais” e “Prognóstico Ambiental” deficiências essas também apontadas na literatura especializada. Portanto, são lacunas e fragilidades que se repetem devido a fatores como coordenação técnica do EIA, a complexidade dos estudos ambientais e carência de profissionais com uma capacitação multidisciplinar.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/564
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