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Título: A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense.
metadata.dc.creator: GOMES, Marcelo Almeida
Palavras-chave: Educação;Ensino médio;Políticas públicas
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: GOMES, Marcelo Almeida. A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense. Orientador: Maria de Fátima Matos de Souza. 2021. 142f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569
Resumo: A presente dissertação intitulada “A política de ensino médio e a garantia do direito à educação nas escolas do campo paraense” tem como objetivo geral analisar a Política do Ensino Médio implantada nas escolas do campo do município de Santarém – PA e sua garantia do direito à educação. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica de levantamento de dados e sua análise classificada como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo a análise documental realizada por meio do método dedutivo. A pesquisa se deu em duas fases, levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Para o levantamento de referenciais teóricos foram selecionados livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta. Os documentos foram coletados, selecionados e organizados em documentos oficiais da Secretaria de Educação (SEDUC-PA) e da plataforma QEdu Brasil, Constituições Federais de 1824 a 1988, Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei nº 9.394/1996) e demais legislações pertinentes sobre o objeto do estudo. Os dados revelaram que o ensino médio ofertado nas escolas do campo do município de Santarém-PA não é muito diferente do que ocorre nas demais escolas do campo paraense, como falta de melhorias no sistema, uma vez que é evidente a precariedade das escolas em relação à infraestrutura, pouca ou nenhuma qualificação de docentes, dificuldades no ensino e absorção do conteúdo por parte dos alunos, e desistência mediante a necessidade de trabalho como principal fator, no entanto, a necessidade de conclusão do ensino médio em buscas de melhorias através de trabalho assalariado, são motivos que justificam o aumento nos números de matriculados e mantem a porcentagem de reprovações. A partir do estudo teórico e da análise documental, chegou-se à conclusão que embora existam dispositivos legais e políticas públicas direcionadas para classes menos favorecidas, como os povos do campo, há um largo caminho que deve ser percorrido antes que se possa afirmar que o Brasil garante de fato o direito educacional aos cidadãos do campo.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/569
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